Por que é difícil manter o peso a partir dos 40 anos?

Faz parte da do ciclo da vida de cada ser vivo neste planeta envelhecer. Saber envelhecer bem é um segredo que todo ser humano deve conhecer e cultivar. Todo o conjunto de coisas que se faz no período anterior ao qual se vive agora, é o que explica o nosso presente. A pessoa envelhece como viveu. Pessoas que conseguem levar uma vida gratificante geralmente aceitam as mudanças de idade com maior naturalidade. Mas quem está no período da vida em que se vive aos 40 anos de idade, deve ter reparado que é mais difícil manter o peso.

Nos adultos, em geral aos 40 anos, o metabolismo basal (quantidade calórica que o corpo necessita) diminui, porque em muitos casos aumenta a gordura corporal e decresce a massa celular ativa. Este processo é associado à idade. Entretanto, este processo por ser ser “amortecido”, se algumas medidas forem feitas no estilo de vida desta pessoa. Mas para quem está na faixa dos 40, quando compromissos profissionais e familiares começam a ganhar prioridade à prática de exercício, parece que é mais difícil ir a uma academia, ou mesmo ir correr em um parque.

Na faixa de idade dos 40 anos a formação de tecido muscular começa a ficar mais lenta, já que o corpo não produz o mesmo volume de testosterona (hormônio que estimula o organismo a converter proteínas em musculo). Mas nem tudo é ruim para quem está nesta idade, a solução para isso está no treinamento. O trabalho em academias com cargas intensas, estimula a criação de uma nova massa muscular a qual é independente da idade. Exatamente por isso é que o segredo para manter o peso a partir dos 40 é… não parar. Ou pelo menos, não ficar sedentário todo o tempo.

Lembrando que, para programar uma bateria de exercícios e treinamento, é fundamental o acompanhamento de um profissional de educação física. Auto prescrever exercícios baseado em empirismo ou, pior, confiar em conselhos de alguém que sequer seja profissional de educação física, é comprometer a integridade física. Além disso, espera-se que uma pessoa de 40 anos já tenha maturidade e inteligência suficiente de saber que para cada disciplina da vida, existe um profissional que entende do assunto com profundidade.

Obviamente que o treinamento contínuo não é milagroso. Por exemplo, supondo que alguém não pare de treinar, não será o mesmo o rendimento aos 65 anos do que aos 30. Treinamento irá ajudar, mas não irá “parar o tempo”. Isso porque, lembrando o que foi dito no início do artigo, o principal motivo de que é difícil manter o peso aos 40 anos é o metabolismo. O que é possível, entretanto, é fazer com que o metabolismo seja otimizado. Portanto, evitando a desaceleração do metabolismo, é possível que existirá muito mais opções de manter o peso controlado. Paralelamente ao treinamento, e indispensável e praticamente obrigatório ter uma alimentação balanceada.

Portanto, todos os vícios, alimentares ou recreativos, adquiridos ao longo da vida, também impactam no organismo da pessoa na faixa dos 40 anos. Nesta idade, saber se alimentar corretamente e possuir uma alimentação balanceada é um excelente caminho para se percorrer. Para saber percorrer este caminho, da mesma maneira que o profissional de educação física para os treinamentos, é fundamental ter acompanhamento de um profissional de nutrição.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.