Patrocinador que demitiu escaladores por solar vias divulga pronunciamento

clif-bar1

Como foi noticiado no início desta semana, a marca de comidas orgânicas e barras energéticas Clif Bar demitiu os escaladores  Alex Honnold, Dean Potter, Steph Davis, Cedar Wright e Timmy O’Neill por assumirem risco em demasia.

Especula-se que a empresa demitiu os escaladores por praticarem modalidades altamente arriscadas, e que fogem dos estilos de escaladas tradicionais.

A notícia completa, com todos os detalhes pode ser lida em aqui.

A empresa Cliff Bar divulgou um pronunciamento à respeito da decisão direcionado a todos os escaladores.

Como a empresa é americana, a carta está em inglês, e a Revista Blog de Escalada publica a tradução abaixo:

Carta para a Comunidade de Escalada

Nos últimos dias, houve um diálogo acalorado sobre nossa recente decisão de retirar o patrocínio de vários atletas. Nós vimos, escutamos e fomos humilhados por esta conversa, e queria compartilhar com vocês qual a nossa posição sobre o tema. Nossa esperança é que possamos dar clareza sobre nosso patrocínio para escaladores e demonstrar nosso compromisso contínuo de apoiar este grande esporte e a comunidade de escalada.

A escalada tem sido uma parte do DNA de nossa empresa desde o início. A mais de um ano atrás começamos a conversar internamente sobre nossas preocupações sobre o BASE Jumping, Highlining e escaladas em solo. Concluiu-se que estas formas de esporte estão expandindo os limites e tendo o elemento de risco a um lugar, onde nós, como uma empresa, não estamos dispostos a acompanhar.

Entendemos que alguns escaladores sentem que estas modalidades de escalada empurram o esporte para outras fronteiras. Mas nós já não nos sentimos bem beneficiando o risco que determinados atletas estão tendo em suas áreas do esporte, onde não há margem para erros e não há rede de segurança.

Portanto, daqui para frente, não patrocinaremos os escaladores que são reconhecidos pelas suas escaladas em solo, BASE jumping e highlining. Esta mudança de postura sobre patrocínio não teve grande discussão.

De último, esta decisão vem com um sentimento de responsabilidade com a nossa própria história, que endossa e incentivam atividades outdoor, que é amplamente refletida no patrocínio  de atletas. Essa responsabilidade se estende a todos os tipos de aventureiros: escaladores, entusiastas de atividades de natureza assim como crianças.

Nós apoiamos, e sempre vamos apoiar, atletas em muito esportes de aventura incluindo escalada. Inerente à ideia de que estas atividades envolvem risco. Sabemos que a avaliação de risco é uma decisão bastante pessoal. Não se trata de traçar uma linha para o esporte ou limitar atletas a buscar paixões. Estamos traçando uma linha para nós mesmos. Entendemos que esta é uma área indefinida, mas sentimos a necessidade de começar de alguma maneira e agora.

Este é um novo caminho para nós, e pode não ter sido perfeita a maneira que comunicamos ou executamos a mudança de patrocínios. Para isso pedimos desculpas e assumimos a total responsabilidade. A escalada tem sido uma grande parte de nossa história da Clif Bar e continuamos comprometidos como sempre ao esporte que amamos

A Equipe Clif Bar

O Texto original pode ser lido em: http://www.clifbar.com

clif-bar2

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.