Patrocinador demite Alex Honnold, Dean Potter e Steph Davis por escalar em solo

Foto: http://blog.stonemonkey.co/

Foto: http://blog.stonemonkey.co/

A notícia pode parecer estapafúrdia, mas é verdade: A empresa Cliff Bar demitiu no final da semana passado cinco escaladores que faziam parte de seu time, dentre eles  Alex Honnold, Dean Potter e Steph Davis por estarem, supostamente,  assumindo risco em demasia na realização de escaladas em estilo solo, ou criando estilos não ortodoxos.

A empresa americana especializada em comidas e bebidas orgânicas é conhecida por patrocinar montanhistas e atletas do universo outdoor, procurando assim ligar seu nome à superação de desafios e enaltecendo o contato com a natureza.

Até o final da semana passada Cliff Bar patrocinava cerca de 20 escaladores, e tomou a decisão unilateral de demitir 5 integrantes que foram: Alex Honnold, Dean Potter, Steph Davis, Cedar Wright e Timmy O’Neill.

Escaladores os quais tem recorrentes aparições em filmes e vídeos de escaladas solo, e outros desafios extremos.

Foto: Sender Films

Foto: Sender Films

Dentre os que foram “preservados” foram Chris Sharma, Tommy Caldwell, Beth Rodden, Paul Robinson, Freddie Wilinson e Gordon McArthur, entre outros.

A Clif Bar não emitiu nenhum comunicado oficial para a imprensa nem realizou nenhum comentário sobre a notícia.

Entretanto na página web da empresa já não inclui nenhuma referência aos cinco esportistas “cassados”.

A revista americana Rock & Ice publicou uma declaração do porta-voz da empresa no qual diz que a Cliff Bar optou por “voltar às raízes e concentrar-se nos aspectos mais tradicionais da escalada nos estilos: clássico, alpinismo e esportiva”.

Vale lembrar que em todas as empresas do mercado outdoor no momento de realizarem o contrato de patrocínio, ou até mesmo apoio, há uma clausula que transfere a responsabilidade de risco de morte aos praticantes.

Neste mesmo contrato há ainda a opção de terminar a relação com um esportista (leia-se demitir sumariamente) que tenha vivenciado alguma atuação contrária à ética esportiva e aos valores pelos quais se contratou.

Foto: htt://sportinglifemag.blogspot.com

Foto: htt://sportinglifemag.blogspot.com

No mercado a pergunta que somente o tempo irá responder é se a decisão da Cliff Bar pode provocar uma queda de castelo de cartas em outros esportistas com relação aos seus patrocinadores.

Dean Potter cedeu declarações à revista Rock & Ice no qual questiona a diversidade de estilos tradicionais e se há espaço para a criação de outros.

Tomando uma postura não menos polêmica, a escaladora Steph Davis se declarou sobre o acontecido em sua fanpage no Facebook.

A empresa arrecadou no último ano, sendo publicações e sites relevantes de economia próximo de US$ 512 milhões, e frequentemente investe na produção de filmes outdoor, dos quais muitos são premiados nos mais relevantes festivais nos EUA e Canada.

Foto: http://www.planetexplore.com/

Foto: http://www.planetexplore.com/

timmy

Foto: Sender Films

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.