Parque Nacional do Itatiaia é fechado ao público por causa de incêndio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) divulgou por meio de um comunicado que a Parte Alta do Parque Nacional do Itatiaia está temporariamente fechada devido aos focos de incêndio no local. O instituto afirmou também que estes mesmos focos de incêndio já foram combatidos, mas não extintos totalmente. Por isso, alegando questões de segurança para os visitantes, a direção do parque resolveu fechar o acesso à Parte Alta.

O Parque Nacional do Itatiaia possui vários atrativos na Parte Alta: Pico das Agulhas Negras (2.791 m), Maciço das Prateleiras, Vale do Aiuruóca e a Pedra do Altar. Os locais que estão na parte baixa, como Lago Azul, Cachoeira Poranga, Piscina Natural do Maromba, Cachoeira Itaporani, Cachoeira Véu de Noiva e Três Picos, não estão interditados.

Foto: http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia

Foto: http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia

Segundo comunicado divulgado para a imprensa, o ICMBio afirmou que no último dia 22/07, foram detectados quatro focos de incêndio na Parte Alta do Parque Nacional do Itatiaia. Pelas condições meteorológicas de tempo seco, vento forte, frio intenso, além da dificuldade de acesso, tem dificultado a ação dos brigadistas. Mesmo diante destas dificuldades encontradas pelos brigadistas que totalizavam 65 pessoas, dos quatro focos de incêndio encontrados três já haviam sido controlados.

O último foco encontra-se na região da Pedra Furada, próximo à divisa do Estado do Rio de Janeiro com Minas Gerais e por questão de segurança a visitação na Parte Alta do Parque Nacional do Itatiaia está suspensa. Para justificar o fechamento o istituto afirmou que “toda a equipe e estrutura do parque estão voltadas para as ações de
emergência e logística de apoio”.

Para mais informações: http://wwww.icmbio.gov.br

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.