Governo dos EUA fecha Yosemite por incêndio histórico

As autoridades que administram o Parque Nacional de Yosemite, um dos mais icônicos do país e considerado o centro norte-americano da escalada, decretaram o fechamento do parque. O motivo alegado pelo órgão governamental que administra o parque, foi um incêndio que já consumiu 15.000 hectares (150 km²) de floresta no sodoeste norte-americano. Esta é a primeira vez, em trinta anos, que o parque é fechado à população. No vídeo (assista no topo do artigo) mostra um timelapse da grossa fumaça que caiu sobre o vale eliminando toda e qualquer visibilidade existente.

Para que seja feita uma comparação o Parque Nacional da Tijuca, localizado na cidade do Rio de Janeiro, possui 39,6 km². Desta maneira, o incêndio no parque já consumiu uma área equivalente a 3,75 o tamanho do Parque Nacional da Tijuca. Ao todo o Parque Nacional de Yosemite possui área de 3.081 km².

Parque Nacional de Yosemite

Foto: Noah Berger | Getty Images

O incêndio, que começou em meados do mês de julho as montanhas de Sierra Nevada, já vitimou um bombeiro e inundou o parque com uma camada de fumaça. Como o fogo alcançou as comunidades de Wawona e Mariposa Grove, as autoridades tiveram de desalojar e fechar o acesso ao parque de visitantes desde ontem à tarde. O parque possui a maior confluência de visitantes nesta época do ano, quando as férias de verão acontecem. Até o momento, centenas de pessoas foram retiradas.

O incêndio que agora acomete o Parque Nacional de Yosemite é apenas um, dos 75 que acontecem neste mês nos EUA. Os dados são do National Interagency Fire Center. De acordo com o jornal The New York Times, Daniel Swain, um cientista climático de uma universidade do estado da Califórnia, afirma que a seca estendida é uma causa evidente do aquecimento polar e que, inevitavelmente, acaba aumentando o risco de incêndios.

O atual governo dos EUA continua contestando os argumentos dos cientistas a respeito do aquecimento global, se esquivando de firmar acordos climáticos. Desde o início do governo de Donal Trump, vários parques americanos foram reduzidos e alguns estão sendo entregues a mineradoras.

Parque Nacional de Yosemite

Foto: U.S. Forest Service / Inciweb

O parque de Yosemite recebe a visita de cerca de três milhões de visitantes por ano, grande parte somente para ver o vale de Yosemite.

No parque existem ainda muitas outras atrações, pois é reconhecido internacionalmente pelos seus desfiladeiros de granito, cascatas, córregos cristalinos, bosques de sequoias gigantes e grande biodiversidade, que lhe valeram a designação de Patrimônio Mundial em 1984. Das sete mil espécies de plantas existentes na Califórnia, cerca de metade está na Serra Nevada, e mais de 20% das espécies concentra-se em Yosemite

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.