Palestra com Stefan Glowacz

Em um nova aventura, agora em terras tupiniquins, Stefan e sua equipe Holgar Heuber (ALE), Horácio (ARG), Ed (BRA) e o fotógrafo Klaus Fengler (ALE), escalam a Pedra Riscada por uma nova rota na face noroeste. Uma linda aresta amarela e negativa. O objetivo: uma via direta em livre.

Dia: 22/07/2009
Horário: 21:00hs
Local: Ginásio de Escalada 7 Cumes/Adrena – Rua Alagoas, 1172 – Savassi

Stefan Glowacz

Stefan Glowacz nasceu em 22 de março de 1965 e vive em Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha. Pai de trigêmeos, Stefan, tem sido nos últimos anos um ícone mundial. Aos 15 anos começou a freqüentar o curso de escalada do Clube Alpino e ficou fascinado pelo esporte.

Em 1985 ganhou Sport Roccia em Bardoneccia, Itália – a primeira competição de escalada esportiva do globo terrestre. Três vezes vencedor do mais prestigioso campeonato de escalada da Itália, o Arco Rock Master (1987, 1988, 1992). Em 1993 ele se tornou vice-campeão mundial em Innsbruck e decidiu pôr fim a sua carreira competitiva com este sucesso.

Desde então, Stefan tem se dedicado a desafios em escalada em rocha. Em 1994, vez a primeira escalada da Des Kaisers neue Kleider no Kaisergebirge, um das mais difíceis escaladas alpinas em todo o mundo, que ainda está à espera de uma repetição.

Mas foi através de uma série de excepcionais expedições para as zonas mais afastadas e difíceis paredes que Glowacz conseguiu chamar a atenção para as suas atividades.

Sobre as abordagens aos seus objetivos, seus amigos e Stefan conscientemente renunciaram todos os meios de transporte motorizado, como helicópteros, aviões ou skidoos. Eles transportam tudo que precisam para estas expedições no âmbito dos seus próprios meios .

A primeira Trip foi no Canada. Stefan e sua equipe percorreram 1.000 quilômetros ao longo do rio Sul Nahanni em um barco inflável e em parte a pé. Seu objetivo era os 700 metros Mt. Harrison Smith.

Em 1999 Stefan Glowacz e outros cinco companheiros zarparam para Antártida. A bordo do iate de 14 metros “Santa Maria” na expedição “Rock and Ice” transpondo a Passagem Drake, uma das travessias mais desafiadoras do mundo para um veleiro não-motorizado. Isso não impediu a equipe de concluir a primeira subida da Torre Renard através dos seus 900 metros da face norte. Durante cinco dias, os alpinistas enfrentaram dificuldades até 8 b (5.12 b) sobre a parede.

Outra viagem levou Stefan e sua esquadra a Ilha de Baffin. No mar caiaques. Lutaram ao longo da costa contra a maré alta momentânea, ventos fortes e ursos polares. Realizaram a primeira ascensão da Polar Bear Spire de 700 metros.

O gelo continental na Patagônia foi o cenário também de outra aventura. Acompanhado pelo escalador profissional Robert Jasper e o fotógrafo Klaus Fengler, Stefan fez a primeira ascensão da via The Lost World no pilar norte do Cerro Murallòn em dezembro de 2003. Em uma janela de bom tempo com duração não superior a 20 horas, partiram para escalar os 1.100 metros do esporão norte em estilo alpino. A árdua subida teve um pouco mais de 12 horas com dificuldades até M8 em terreno misto e 6 grau (5.10c). Depois de alcançar o cume, a equipe passou 14 horas rapelando o mesmo percurso durante a noite em uma tempestade de neve.

Em 2006 em companhia de Kurt Albert, Holger Heuber, Ivan Calteron, Klaus Fengler fotógrafo, Jochen Schmoll câmera e Tilo Marschke médico abriram a via Purgatory (VI 5.12, 700m, 20 cordadas) no Pilar Norte, Acopan Tepui na Venezuela. Após três dias de aproximação em um veículo 4 x 4, cinco dias por meio de canoas e depois abrindo trilhas pela densa floresta amazônica.

Acompanhado novamente por Robert Jasper e uma equipe de filmagem, Stefan, em 2008, passou dois meses nos fiordes do Golfo de Buchan, norte da ilha de Baffin, no arquipélago Ártico canadense. O objetivo da expedição: escalar uma grande parede numa região extrema polar muito despovoadas e de clima agreste. Feito com frio glacial e condições particularmente difíceis na abertura de 700 metros de granito de “Take the long way home” (21 enfiadas, 8a +, A4 – equivalente a 10a/b no Brasil), na volta tiveram que percorrem 350 km a pé, puxando um trenó.

Atuou como protagonista (Martin) em 1991 no o filme No Coração da Montanha (Screan Of Stone), onde realiza a ascensão do Cerro Torre na Patagônia. Filme dirigido por Werner Herzog e baseado em uma idéia de Reinhold Messner.

Stefan é pratocinado pela Red Bull, Marmot, Beal, Wild Contry e proprietário da marca de sapatilha Red Chilli.

Adaptação do texto do site http://marmotpro.com/stefan_glowacz

Para saber mais acesse os sites:
www.klausfengler.dewww.holgar-heuber.de www.glowacz.de

Fonte: Lista APEE

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.