Precisamos conversar sobre Overtraining: Quando a empolgação em treinos é transformado em derrota

O tema sobre overtraining e overuse é recorrente aqui na Revista Blog de Escalada. O motivo deste tema sempre virar pauta de conteúdo: para conscientizar o público montanhista do real problema que é o treinamento não planejado. Pessoas despreparadas para prescrever treinos (ou seja, sequer são formados em educação física) para escaladores, praticantes de trekking e aspirantes a atletas.

O overtraining, também conhecido como sobretreinamento, é uma condição resultante de se fazer mais exercícios do que o corpo é capaz de recuperar. Além disso, para quem treina baseado somente em algoritmos de YouTube e recomendação irresponsáveis de atletas, são fatores agravantes a dieta incorreta e a falta de descanso. O excesso de treinos pode causar insônias, lesões agudas e crônicas, desequilíbrios no sistema hormonal, irritabilidade constante, diminuição de performance e alteração da pressão arterial.

Para conversar mais sobre isso, o editor de conteúdo da Revista Blog de Escalda, junto do canal de youtube Autoridade Fitness, realizaram um debate em torno do assunto de overtraining em um podcast. A iniciativa é do podcast NaTrilha, o mais importante veículo de informação nesta plataforma sobre esportes outdoor e os aspectos culturais e sociais a respeito do gênero.

Caso queira escutar o episódio em um sistema de streaming de áudio:

Se além de escutar o áudio, que está no topo do artigo, necessitar de mais informações a respeito do overtraining, há uma reportagem completa a respeito do assunto nos links abaixo:

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.