Os principais festivais de escalada que aconteceram 2014 e irão se repetir em 2015

Texto por João Ricardo da Costa Gonçalves

Foto: Rafael Rizzato

Foto: Rafael Rizzato

É sempre no final de ano, ou no início de ano novo, que nos deparamos com aqueles posts de retrospectiva.

Ok… Mas, essa retrospectiva será diferente!

Vou fazer a retrospectiva de alguns eventos de escalada que ocorreram em 2014!

Este ano, contrariando as tendências anteriores, foi incrível para escalada brasileira!

Infelizmente, não pude participar de todos os eventos que aconteceram, mas pude prestigiar uma quantidade boa, me divertir muito, conhecer gente nova, lugares novos e aprender muito!

Campeonato Caipira de Escalada Esportiva

O Campeonato Caipira de Escalada Esportiva ocorreu em 17 e 18 de junho e ocorreu em Campinas-SP.

É tradicionalmente organizado pelo GEEU (Grupo de Escalada Esportiva da Unicamp), no ano de 2014 contou com dois dias de evento!

Um dia voltado às vias e outro aos boulders.

Ambas as modalidades contaram com um festival e uma fase final, que foi disputada nos formatos tradicionais de campeonato.

Neste, diferentemente dos outros eventos, eu fui um dos responsáveis pela organização e pude ter uma perspectiva diferente de como acontecem os eventos.

Foi muito bacana contribuir para a reunião de mais de cem atletas e ver como novos escaladores surgem a toda hora.

Muita gente iniciante participou e contribuiu para que o evento ficasse marcado na memória do tradicional Campeonato Caipira.

  • Confirmado para 2015: Sim

Ubatuboulder

O Ubatuboulder 2014 ocorreu em 5, 6 e 7 de julho sendo idealizado pelos irmãos Paranhos a quase 10 anos, que volta e meia aparecem para dar o ar da graça, lembrar a linha correta dos boulders e os nomes corretos.

Esse evento é a materialização do encontro informal anual mais movimentado do ano (!) e faz com que a Praia da Fortaleza, em Ubatuba – SP, fique recheada de escaladores do mundo inteiro.

Muita escalada rola, muita gente chora pela pele que frita e a noite, à base de Climb on, as festas servem de consolo para as cadenas perdidas.

No dia seguinte… dedos, para que te quero!

  • Confirmado para 2015: Sim

Festival Pedra Rachada Bouldering

O 10º Festival Pedra Rachada Bouldering e Lançamento do Guia de Escalada Pedra Rachada Bouldering aconteceu nos dias 19 e 20 de julho e nesse evento que unia dois em um só, confirmei o que eu sempre desconfiava: os mineiros gostam de fazer evento “padrão FIFA”.

Na cidade de Sabará-MG, fui tratado como um Czar pelos organizadores do evento. Com direito a hotel de primeira linha para o repouso e no pico banheiro químico, feijão tropeiro quentinho, som e bebidas.

Pude ainda me deliciar nos boulders incríveis da Pedra Rachada – sempre guiado pelo guia mais completo do Brasil!

  • Confirmado para 2015: Sim

Festival de Boulder de São Thome das Letras

O 7º Festival de Boulder de São Thome das Letras aconteceu nos dias 25 e 26 de julho e aproveitando a boulder trip que eu fazia em julho com a minha mãe, não pude deixar de voltar para São Thome das Letras-MG.

Sim, boulder trip com minha mãe… rs.

Nesse evento que eu achava que não ia rolar escalada por causa da chuva, fui surpreendido!

Rolou muita escalada debaixo dos tetos do lugar e mais uma vez panguei nos regletinhos malvados que fazem a alegria da minha articulação!

  • Confirmado para 2015: Não

Festival de Boulder Espaço BBloc

O 1º Festival de Boulder Espaço BBloc aconteceu nos dias 6 e 7 de setembro e querido por todos, o espaço BBloc comemorou seu primeiro ano de vida com uma voadeira digna de faixa preta!

Festival-Bbloc

São Bento do Sapucaí-SP, além de ser a meca da escalada do estado, agora é sede deste quartel general especialmente feito para criar monstros da escalada!

Eu, particularmente, estava muito empolgado para o evento e talvez esse tenha sido o motivador para eu ganhar o campeonato!

O festival foi prestigiado por muita gente, o que de fato mostrou que o BBloc veio para ficar por muitos e bons anos.

Principalmente por sua atenção especial aos futuros escaladores desse país, afinal, no dia 7, houve o festival das categorias infantis, que presenciei, e notei vários talentos!

  • Confirmado para 2015: Não

Red Bull Selva de Pedra

O Red Bull Selva de Pedra aconteceu no dia 20 de setembroe foi o evento que aconteceu no coração financeiro da cidade de São Paulo-SP e não poderia ter outro nome.

Esse evento eu só assisti, pois os participantes eram convidados pelos organizadores.

Foi muito bacana ver a divulgação da escalada em plena Avenida Paulista e, ainda por cima, ver muito escalador forte fazendo força para escalar a fachada de um prédio.

O evento não contou com uma categoria feminina, o que é muito triste e também cometeu uma gafe em não cumprir o regulamento conforme foi estipulado perante os atletas, o que de fato causou algumas injustiças.

Entretanto, o ideal mesmo foi a divulgação da escalada na Virada Esportiva de São Paulo.

  • Confirmado para 2015: Não

Campeonato Universitário de Escalada USP

O 1º Campeonato Universitário de Escalada do GB USP aconteceu dia 27 de setembro e ficou nítido de que o Campeonato Caipira de Escalada rendeu bons frutos.

Motivou o pessoal que treina na USP a fazer seu primeiro campeonato de escalada no muro de escalada do Centro Acadêmico da Geologia, em São Paulo-SP.

Foi um campeonato voltado para os escaladores amadores, por isso, fui apenas prestigiar o evento e escalei como convidado.

O evento foi ótimo e contou com a presença maciça dos escaladores do GEEU, mostrando a união da escalada universitária, que é pequena, mas está sempre unida.

Aguardamos as próximas edições!

  • Confirmado para 2015: Não

Campeonato Brasileiro ABEE de Boulder

O Campeonato Brasileiro de Boulder aconteceu dia 4 de outubro e foi organizado pela Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE).

A ABEE trouxe de volta os campeonatos brasileiros!

brasileiro-de-boulder-

Foto: Acervo Pessoal João Ricardo Oliveira

 

Eu, como todo bom arroz de festa, não poderia ficar fora dessa.

A capital do nosso País, Brasília-DF, não poderia deixar de sediar este evento, afinal, é a região que aglomera o maior número de ascensões em boulder por metro escalado!

O evento ocorreu no UBT Escalada e fez valer a abrangência nacional do campeonato, que foi muito bem representado por escaladores do país inteiro.

O campeonato mostrou o alto nível exigido em todas as categorias.

  • Confirmado para 2015: Sim

Campeonato de Escalada UAI

Campeonato de Escalada UAI (18 de outubro) – Depois de tanto viajar não perdi a motivação para participar de mais um festival!

O evento foi demais e com a vibe incrível, apesar do calor mineiro que eu nunca havia presenciado tão escaldante.

Mas, nada que um bom banho de mangueira não salve. Com muito boulder bacana, o nível estava bastante elevado e exigiu o melhor dos participantes!

Ainda, de quebra, pude passar uns dias com minha família mineira, que há muito tempo não via.

Por isso, também, sou muito grato pelo evento.

  • Confirmado para 2015: Sim

Campeonato Brasileiro ABEE de Dificuldade

Campeonato Brasileiro de Dificuldade 2014 foi realizado dia 29 de novembro e A ABEE garantiu o ranking das duas principais categorias de escalada esportiva.

Além disso, teve sucesso de público nos dois eventos!

Desta vez em São Paulo (SP), o Campeonato Brasileiro de Dificuldade, em uma academia da cidade de São Paulo contou com a categoria de paraescalada – que só pode ser definida com uma palavra: emocionante!

No mais, o evento provou que a união dos escaladores faz a força e é capaz de mostrar ao público um evento de nível internacional.

Certamente, a ABEE vai perdurar por muitos anos e garantir a perpetuação do esporte.

  • Confirmado para 2015: Sim

Boulder ao Alho

O Boulder ao Alho realizado 14 de dezembro foi o último do ano e mais aguardado!

Depois de mais de dez anos prometendo comparecer e sempre furando, eu fui e me diverti igual criança no parque de diversões.

Valeu a espera!

Foto: Bruno Camargo

Foto: Bruno Camargo

Organizado pelo Ginásio de Escalada Altitude, em São José do Rio Preto-SP, pude compreender porque esta cidade é um dos maiores berçários de escaladores do Brasil.

O ambiente garante que escaladores muito novos possam interagir com uma qualidade elevada de escalada. São muitos anos de história, permeados por muito sucesso.

O evento segue o mesmo padrão com adicional de ter muito churrasco e risada!

Não é por acaso que consegui me sair bem e garantir o primeiro lugar no desafio de boulder.

  • Confirmado para 2015: Sim

Outros Festivais

Outros eventos que não pude participar tiveram grande repercussão no cenário brasileiro, como:

  • Cocalcinhas (Confirmado para 2015)
  • Abertura de Temporada de Montanhismo do RJ (Confirmado para 2015)
  • 1º Open de Boulder de Itajubá
  • Encontro de Escaladores do Nordeste (Confirmado para 2015)
  • Inauguração do Ekos Boulder
  • Tortons Open, Ogros Festival
  • RokazBloc (Confirmado para 2015)

Conclusão

Esses foram alguns dos inúmeros eventos de escalada que povoaram o calendario de 2014, dos quais posso falar com segurança que representam um pouco deste esporte maravilhoso e a união dessa nação de escaladores.

Somos nômades por natureza e são os organizadores desses eventos que nos permitem conhecer mais de nós mesmos por aí a fora e permitem mostrar tudo isso para quem não tem ideia de quem somos.

A 4Climb contribuiu apoiando grande parte destes eventos!

É a marca que sempre esta disposta a motivar o desenvolvimento da escalada, não mede esforços para comparecer nos eventos e mostrar que somos todos uma grande família!

A vibe é essa!

Por isso, escaladores, estejam sempre motivados para organizar um evento ou comparecer a qualquer um que seja, pois a escalada só cresce e rende bons frutos com isso.

Texto por João Ricardo da Costa Gonçalves

Banner4climbPost

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.