Oriane Bertone: A francesa de 12 anos que já encadena V13 – Assista ao vídeo

Charles Robert Darwin foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução. Fruto desta proposição, criou uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural e sexual. A partir disso foi possível um entendimento científico a respeito da evolução das espécies.

Na escalada, especialmente nos últimos 10 anos, é visto uma evolução acelerada de escaladores que, a cada dia, quebram marcas que antes pareciam inatingíveis. Especialmente os escaladores mais jovens, que foram introduzidos bem cedo à escalada, começam a destacar-se dentre o universo atual de praticantes. Este parece ser o caso de Oriane Bertone, uma escaladora de 12 anos (isso mesmo DOZE!) que recentemente teve um vídeo seu postado na internet encadenando o segundo (isso mesmo, SEGUNDO!) boulder de graduação V13.

A linha chamada “Psychopad Rallongéin” fica na França, mais precisamente em Ravine des Colimaçon, e foi aberta pelo escalador francês Grég Sobczak em 2012. A linha foi repetida posteriormente pelo francês Alban Levier, que confirmou o grau.

Oriane Bertone escalou seu primeiro V13 aos 11 anos de idade, na África do Sul. Com esta idade a francesa já tinha encadenado seis linhas desta dificuldade.

Grande parte de seus vídeos publicados são filmados e editados por seu pai. Os videos estão disponibilizados em seu canal de YouTube.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.