Oriane Bertone: A francesa de 12 anos que já encadena V13 – Assista ao vídeo

Charles Robert Darwin foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução. Fruto desta proposição, criou uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural e sexual. A partir disso foi possível um entendimento científico a respeito da evolução das espécies.

Na escalada, especialmente nos últimos 10 anos, é visto uma evolução acelerada de escaladores que, a cada dia, quebram marcas que antes pareciam inatingíveis. Especialmente os escaladores mais jovens, que foram introduzidos bem cedo à escalada, começam a destacar-se dentre o universo atual de praticantes. Este parece ser o caso de Oriane Bertone, uma escaladora de 12 anos (isso mesmo DOZE!) que recentemente teve um vídeo seu postado na internet encadenando o segundo (isso mesmo, SEGUNDO!) boulder de graduação V13.

A linha chamada “Psychopad Rallongéin” fica na França, mais precisamente em Ravine des Colimaçon, e foi aberta pelo escalador francês Grég Sobczak em 2012. A linha foi repetida posteriormente pelo francês Alban Levier, que confirmou o grau.

Oriane Bertone escalou seu primeiro V13 aos 11 anos de idade, na África do Sul. Com esta idade a francesa já tinha encadenado seis linhas desta dificuldade.

Grande parte de seus vídeos publicados são filmados e editados por seu pai. Os videos estão disponibilizados em seu canal de YouTube.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.