Organização da SBM censura video ***atualizado**

** Post ATUALIZADO a pedido do Autor Ricardo Cosme

“Com o intuito de esclarecer uma nota defeituosa que foi lançada na quinta-feira, por ser resumida a ponto de não apresentar informações que considero importantes, eu encerro publicamente a minha participação em qualquer diálogo referente a este assunto com a nota abaixo:

A Granito Filmes foi procurada para elaborar um vídeo de forma voluntária para a Semana Brasileira de Montanhismo através de um pedido verbal da comissão organizadora.

Devido ao contexto e as dificuldades em captar recursos para um evento deste tipo, a Granito aceitou o pedido com uma contrapartida de divulgação da marca na internet e no cine do evento, apresentando a sua logomarca no vídeo que seria divulgado através dos meios de comunicação que estão ao alcance da comissão que organiza a semana.

A Granito não realiza nenhum trabalho voluntário sem ter a liberdade de participar ativamente nas decisões que influenciam no resultado final do produto, como também não realiza nenhum trabalho voluntário sem ter o direito de divulgar o produto no momento em que desejar após aprovação do cliente. Entretanto, os termos apresentados acima não foram esclarecidos de forma pró-ativa pela Granito.

A Granito também entendeu equivocadamente que o vídeo havia sido aprovado.

A organização apresentou como uma de suas motivações para a não aprovação a existência do trecho de entrevista em que o entrevistado cita: “falhas, nós também falhamos“.

Considerando as duas pré-condições apresentadas acima para trabalhos voluntários prestados pela Granito, houve uma decisão unilateral de decidir em não mais divulgar o vídeo, a Granito utilizou o termo censura no sentido de reprimir um trecho de fala que a Granito não tinha interesse em remover.

A Granito entende perfeitamente que o vídeo não tenha se tornado oficial e assume a sua falha na não apresentação das duas pré-condições expostas acima durante o estabelecimento do contrato verbal.

Faço um pedido pessoal de desculpas a qualquer um que tenha se sentido ofendido.

Ricardo Cosme”

Veja o vídeo acima e julgue por você mesmo o porque da censura infundada da organização.

Mais detalhes aqui

Abaixo uma breve descrição de maneira filosófica sobre a postura adotada pela SBM:

Censura é o uso pelo estado ou grupo de poder, no sentido de controlar e impedir a liberdade de expressão. A censura criminaliza certas acções de comunicação, ou até a tentativa de exercer essa comunicação. No sentido moderno, a censura consiste em qualquer tentativa de suprimir informação, opiniões e até formas de expressão, como certas facetas da arte.

O propósito da censura está na manutenção do status quo, evitando alterações de pensamento num determinado grupo e a consequente vontade de mudança. Desta forma, a censura é muito comum entre alguns grupos, como certos grupos de interesse e pressão (lobbies), religiões, multinacionais e governos, como forma de manter o poder.

A censura procura também evitar que certos conflitos e discussões se estabeleçam.

A convivência quotidiana com a censura pode suscitar, entre os produtores culturais e formadores de opinião, uma atitude de defesa bastante corrosiva – a autocensura, que consiste em evitar a abordagem de certos assuntos ou a não expressar opiniões que possam gerar situações de confronto com o poder.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Censura

 

 

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.