ONG´s pretendem criar Caminho da Mata Atlântica – Um trekking de 3.000 km que percorrerá toda a Serra do Mar

A WWF-Brasil, através de uma iniciativa batizada de Movimento Boranda, e órgãos gestores de áreas protegidas da Serra do Mar estão buscando implementar uma trilha batizada de “Caminho da Mata Atlântica”. O percurso terá aproximadamente 3.000 km e tem o objetivo de percorrer toda a Serra do Mar ligando o Parque Estadual do do Desengano, no estado do Rio de Janeiro, até o Parque Nacional Aparatos da Serra no estado do Rio Grande do Sul.

O Movimento Boranda, supervisionado pelo WWF-Brasil, é um movimento que tem como objetivo fomentar um maior interesse em conhecer a Mata Atlântica, por meio de trekkings em áreas protegidas. O nome vem do neologismo que une as palavras “bora”(que por sua vez e uma abreviação de”vamos embora”) e andar”.

Caminho da Mata Atlântica

A ideia é interligar as diversas trilhas já existentes, como a já implementada Trilha Transcarioca, com outras diversas trilhas como:

Caminho da Mata Atlântica

Caminho do Ouro | Foto: http://www.oeco.org.br/

Desta maneira o Caminho da Mata Atlântica cruzará mais de 60 áreas protegidas, incluindo 32 Parques Estaduais e 10 Parques Nacionais. Caso seja consolidada a iniciativa formará um gigante trajeto que, ao menos em teoria, promoveria o ecoturismo, geração de renda para comunidades locais, além de divulgar ainda mais a consciência de conservação das áreas protegidas.

Grandes trilhas do continente

Atualmente na América do Sul existe apenas uma trilha com tamanha magnitude como a que o Movimento Boranda pretende implementar: Greater Patagonian Trail. A trilha foi proposta de ser estabelecida como um caminho conhecido por Jan Dudeck no final de 2013.

Nos EUA existe a Pacific Crest Trail (PCT), que ficou conhecida do público brasileiro após o filme “Livre”(Wild, 2014). A trilha PCT possui em sua totalidade 4.260 km e na média os praticantes de trekking que se dispõem a percorrê-la levam até 5 meses (se realizada de uma vez só).

Recentemente o Canada estabeleceu a maior trilha do mundo com impressionantes 24.000 km batizada de Trans Canada Trail.

Caminho da Mata Atlântica

Trecho do Parque Estadual da Serra do Mar | Foto: http://www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br

Data de implementação

Como o projeto ainda não foi consolidado e está em processo burocrático de implementação, não foi divulgado nenhuma data de sua oficialização. Por isso a própria Boranda declara que o percurso ainda não está completo e, apesar de bem adiantado, necessita da combinação de vários fatores. Por isso a inciativa ainda conta com o esforço e colaboração de sociedade (cidadãos e movimentos sociais) e do poder público trabalhando junto de ONGs para completar a trilha o mais breve possível.

Levando em consideração que durante um trekking uma pessoa caminha em média 25 km o Caminho da Mata Atlântica levaria, pelo menos em teoria, algo como 120 dias para ser percorrido (desde que a pessoa não descansasse nenhum dia).

Os detalhes de implementação podem ser acompanhados em: http://movimentoboranda.org

Caminho da Mata Atlântica

Trecho Aparados da Serra | Foto: http://www.thousandwonders.net

O que é o WWF

O World Wide Found for Nature , conhecido pela sigla WWF significa “Fundo Mundial para a Natureza”, é uma ONG (Organização não governamental) internacional que atua em áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental. A WWF foi fundada na Suíça em 1961 por um grupo de cientistas preocupados com a devastação da natureza.

A partir da sede na Suíça a entidade se tornou uma rede mundial de defesa do meio ambiente, com representações nos principais países do mundo. A WWF é a maior organização independente do seu gênero no mundo e segundo dados disponibilizados pela entidade possui aproximadamente 5 milhões de associados em todo o mundo.

Caminho da Mata Atlântica

Campanha Brasileira do WWF

Entretanto a WWF é também acusada por alguns grupos ambientalistas de ter relação muito próxima com atividades comerciais como Coca-Cola, Lafarge e IKEA. A entidade em sua defesa alega que trabalha com estas empresas para auxiliá-las a reduzir seus impactos no meio ambiente.

O WWF-Brasil, braço nacional da ONG, foi criado em 1996 e possui sede em Brasília. No Brasil sua principal atuação é de combate a destruição das florestas, caça aos animais silvestres (especialmente os ameaçados de extinção), poluição e desperdício de recursos naturais.

There are 3 comments

  1. luciana*

    O texto passa a impressão de que só existem 3 trilhas de longa distância na América, e que a PCT seja a única trilha nos EUA. Eu posso listar pelo menos 10 trilhas acima 3000 km só nos EUA. Faz um bem danada se informar. ;)

  2. Aurelio Mayorca

    Cuidado! Tem que ser bem analisado.
    Pode ser especulação imobiliária milionaria usando estratagema de penetração, para destruir e ganhar dinheiro fácil. Depois que entrarem, acabou a defesa da mata atlantica (provavelmente, esse conentario sera apagado pelos “alheios”).

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.