ONG´s pretendem criar Caminho da Mata Atlântica – Um trekking de 3.000 km que percorrerá toda a Serra do Mar

A WWF-Brasil, através de uma iniciativa batizada de Movimento Borandá, e órgãos gestores de áreas protegidas da Serra do Mar estão buscando implementar uma trilha batizada de “Caminho da Mata Atlântica”. O percurso terá aproximadamente 3.000 km e tem o objetivo de percorrer toda a Serra do Mar ligando o Parque Estadual do do Desengano, no estado do Rio de Janeiro, até o Parque Nacional Aparatos da Serra no estado do Rio Grande do Sul.

O Movimento Borandá, supervisionado pelo WWF-Brasil, é um movimento que tem como objetivo fomentar um maior interesse em conhecer a Mata Atlântica, por meio de trekkings em áreas protegidas. O nome vem do neologismo que une as palavras “bora”(que por sua vez e uma abreviação de”vamos embora”) e andar”.

Caminho da Mata Atlântica

A ideia é interligar as diversas trilhas já existentes, como a já implementada Trilha Transcarioca, com outras diversas trilhas como :

Caminho da Mata Atlântica

Caminho do Ouro | Foto : http://www.oeco.org.br/

Desta maneira o Caminho da Mata Atlântica cruzará mais de 60 áreas protegidas, incluindo 32 Parques Estaduais e 10 Parques Nacionais. Caso seja consolidada a iniciativa formará um gigante trajeto que, ao menos em teoria, promoveria o ecoturismo, geração de renda para comunidades locais, além de divulgar ainda mais a consciência de conservação das áreas protegidas.

Grandes trilhas do continente

Atualmente na América do Sul existe apenas uma trilha com tamanha magnitude como a que o Movimento Borandá pretende implementar : Greater Patagonian Trail. A trilha foi proposta de ser estabelecida como um caminho conhecido por Jan Dudeck no final de 2013.

Nos EUA existe a Pacific Crest Trail (PCT), que ficou conhecida do público brasileiro após o filme “Livre”(Wild, 2014). A trilha PCT possui em sua totalidade 4.260 km e na média os praticantes de trekking que se dispõem a percorrê-la levam até 5 meses (se realizada de uma vez só).

Recentemente o Canadá estabeleceu a maior trilha do mundo com impressionantes 24.000 km batizada de Trans Canada Trail.

Caminho da Mata Atlântica

Trecho do Parque Estadual da Serra do Mar | Foto : http://www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br

Data de implementação

Como o projeto ainda não foi consolidado e está em processo burocrático de implementação, não foi divulgado nenhuma data de sua oficialização. Por isso a própria Borandá declara que o percurso ainda não está completo e, apesar de bem adiantado, necessita da combinação de vários fatores. Por isso a inciativa ainda conta com o esforço e colaboração de sociedade (cidadãos e movimentos sociais) e do poder público trabalhando junto de ONGs para completar a trilha o mais breve possível.

Levando em consideração que durante um trekking uma pessoa caminha em média 25 km o Caminho da Mata Atlântica levaria, pelo menos em teoria, algo como 120 dias para ser percorrido (desde que a pessoa não descansasse nenhum dia).

Os detalhes de implementação podem ser acompanhados em : http://movimentoboranda.org

Caminho da Mata Atlântica

Trecho Aparados da Serra | Foto : http://www.thousandwonders.net

O que é o WWF

O World Wide Found for Nature , conhecido pela sigla WWF significa “Fundo Mundial para a Natureza”, é uma ONG (Organização não governamental) internacional que atua em áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental. A WWF foi fundada na Suíça em 1961 por um grupo de cientistas preocupados com a devastação da natureza.

A partir da sede na Suíça a entidade se tornou uma rede mundial de defesa do meio ambiente, com representações nos principais países do mundo. A WWF é a maior organização independente do seu gênero no mundo e segundo dados disponibilizados pela entidade possui aproximadamente 5 milhões de associados em todo o mundo.

Caminho da Mata Atlântica

Campanha Brasileira do WWF

Entretanto a WWF é também acusada por alguns grupos ambientalistas de ter relação muito próxima com atividades comerciais como Coca-Cola, Lafarge e IKEA. A entidade em sua defesa alega que trabalha com estas empresas para auxiliá-las a reduzir seus impactos no meio ambiente.

O WWF-Brasil, braço nacional da ONG, foi criado em 1996 e possui sede em Brasília. No Brasil sua principal atuação é de combate a destruição das florestas, caça aos animais silvestres (especialmente os ameaçados de extinção), poluição e desperdício de recursos naturais.

Sobre o Autor

Da Redação

Da Redação

Equipe da redação

There are 3 comments

  1. luciana*

    O texto passa a impressão de que só existem 3 trilhas de longa distância na América, e que a PCT seja a única trilha nos EUA. Eu posso listar pelo menos 10 trilhas acima 3000 km só nos EUA. Faz um bem danada se informar. ;)

  2. Aurelio Mayorca

    Cuidado! Tem que ser bem analisado.
    Pode ser especulação imobiliária milionaria usando estratagema de penetração, para destruir e ganhar dinheiro fácil. Depois que entrarem, acabou a defesa da mata atlantica (provavelmente, esse conentario sera apagado pelos “alheios”).

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.