O uso do magnésio na escalada: Mitos e verdades

Não é nenhuma novidade falar que a grande maioria dos escaladores usam magnésio para escalar, já que ele tira o suor das mãos e faz com que as agarras fiquem menos escorregadias.

Tem muitos que usam o magnésio de um jeito “exagerado” e veremos neste artigo que isso não é muito bom. O Carbonato de magnésio é um produto amplamente vendido e usado no mundo da escalada. A sua propriedade principal é secar as mãos para evitar o suor.

Os escaladores começaram a usá-lo na década de 50 e ao pouco tempo foi notório seu beneficio para escalar. Quase todo escalador que se preze tem seu saco de magnésio na cintura toda vez que escala.

Mas o quão útil é realmente o magnésio?

Se somente é usado para secar o suor das mãos é muito útil, mas se é exagerado o uso, está demonstrado que é o pior…

A um tempo atrás foi feito um estudo que se foi provado em laboratório para saber se o coeficiente de fricção melhorava com o uso de magnésio (Study: Use of ‘chalk’ in rock climbing: sine qua non or myth?, J Sports Sci 2001 Jun;19(6):427-432).

magnesio_escalada

Foto: Soloboulder

No estudo foram selecionados 15 escaladores em três distintos tipos de rocha (calcário, granito e arenito) e se mediu o coeficiente de fricção (o roçado que exerce os dedos na rocha) com e sem magnésio. O resultado é, até certo ponto, uma surpresa.

  • O coeficiente de fricção foi menor com magnésio.
  • Com magnésio os dedos resvalavam na rocha.

Este resultado parece mentira em comparação com o conhecimento empírico de milhares de escaladores, que não tem a menor dúvida do contrário. Isso porque a verdade é que o problema é o excesso de magnésio.

Fica provado também que quando se escova as agarras em uma via de boulder de nada adianta. É um fato que com excesso de magnésio são mais escorregadias porque as mãos passam a escorregar pelas agarras. Muitos escaladores por ansiedade e tensão usam mais magnésio que o necessário e desde este ponto de vista não se dão conta que pioram suas mãos com a fricção (aderência).

Outra coisa que demonstra muito bem que o magnésio não é precisamente o que melhorar a aderência, é o ato de escalar em dias frios. Todos compartilham o conhecimento de que em dias frios a aderência dos dedos na rocha é melhor, e isto se deve ao suor das mãos que diminuem e a quantidade de magnésio que se requer é menor. Portanto o acúmulo nos dedos também é menor.

Foto: http://polarphoto.photoshelter.com/

Foto: http://polarphoto.photoshelter.com/

Esta diminuição de temperatura sobre a pele das mãos faz com que seja mais rígida e aumente seu coeficiente de aderência. Outro ponto em escaladores muito ansiosos é proporcional a uma maior quantidade de magnésio nos dedos durante o descanso em situações que na sua maioria não é necessário.

O magnésio é fundamental para deixar as mãos secas, mas é um mito que ele por si só melhore a aderência da mão na rocha. Mas é evidente que pelo contrário piora se há mais do que o necessário.

Agora já sabe que quando decida esbanjar o uso de magnésio não é uma boa decisão.

Tradução autorizada de: http://soloboulder.com

Soloboulder_600X100BB

Gonzo Rocanbolt é chileno, médico, escalador e indiscutivelmente uns dos mais completos autores de artigos sobre treinamento de escaladores existentes no mundo. Respeitado em todo o mundo é o organizador do Simpósio de Medicina de Montanha no Chile e palestrante de eventos de escalada no Chile, Argentina e Espanha

There is one comment

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.