Livro da semana: “O último lugar da Terra” – Roland Huntford

É creditada a frase ao jornalista italiano Roberto Gervaso que “quando um escritor se transforma num clássico, já não há necessidade de lê-lo, basta citá-lo”. Este é o caso de Roland Huntford e sua obra “O último lugar da Terra”, especialmente quando pensamos em história sobre grandes viagens de exploração. O livro é quase obrigatório a quem gosta de saber mais sobre a logística e bastidores de exploração.

Considerada uma legítima e verdadeira obra-prima, é uma tarefa difícil resumir o livro em um texto curto por causa do teor dos acontecimentos, profundidade de história e detalhes sobre exploração. É uma leitura prazerosa, instrutiva e intensa. Sua edição em português se esgotou rapidamente. A editora, no entendo, não demonstrou sinais de que deseja investir em literatura do gênero.

Abordando a aventura de duas personalidades singulares: Roland Amundsen e Robert Falcon Scott. Ambos protagonistas na busca da exploração da antártica e Polo Sul. “O último lugar da Terra” é mais focado em Roland Amundsen, que liderou a primeira expedição a atingir o Polo Sul em 14 de dezembro de 1911. O livro consegue recriar com riqueza de detalhes das jornadas de Amundsen e Scott e a conclusão trágica e humana dos acontecimentos que aconteceram (especialmente para Scott).

Apesar da histórica ser centrada na conquista do Polo Sul, a obra também cita várias expedições polares e seus exploradores, como o também norueguês Fridtjof Nansen, o qual Amundsen se inspirou e aplicou os ensinamentos no seu estilo de exploração com o uso de equipes reduzidas, equipamentos apropriados para o clima e uso de cães esquimós. Uma estratégia sequer considerada por Robert Scott. “O último lugar da Terra” ilustra também como Amundsen fez parecer “fácil” a conquista e em como o “perdedor” Scott, dotado de uma soberba inglesa típica da época, conduziu sua tripulação, e ele mesmo, à tragédia.

Para quem pensa em ler uma obra que aborda temas sobre liderança e de preparação de equipe focada em objetivos, mostrando duas formas completamente diferentes de fazer a mesma coisa, esta é a obra mais indicada. “O último lugar da Terra” é definitivamente uma leitura obrigatória para aqueles que buscam a excelência em suas vidas e no seu trabalho, pois é a história de como o poder do conhecimento e da liderança vence toda a diferença financeira e técnica existente entre si e um adversário.

Ficha Técnica

  • Título: O último lugar da Terra
  • Autor: Roland Huntford
  • Edição:
  • Ano: 2002
  • Número de páginas: 744
  • Editora : Companhia Das Letras

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.