O que você pode fazer para manter um local de escalada aberto?

Após muitas vias abertas no Paraíso e em outros locais, como recentemente na Falésia da Cachoeira do Onça em Guaratinguetá, há uma coisa que sempre nos assombra: O possível fechamento do local pelos proprietários, que por outro lado, ficam assombrados com a nossa presença.

Todos os lugares de escalada sejam ou não propriedades particulares, têm suas regras que devem ser cumpridas.

Geralmente todas as regras contêm um conjunto de atitudes, umas baseadas no bom senso e outras impostas pelos proprietários (no caso das propriedades particulares) ou pelos administradores (no caso das propriedades públicas). Sendo assim resolvemos escrever algo a respeito.

Certifique-se de ter lido com atenção as regras para se escalar ou frequentar o local

Recebemos muitos e-mails de pessoas perguntando como se chega à falésia, se pode acampar, qual o endereço, se tem croqui das vias, etc.

Se estão perguntando isso é sinal de que não tiveram o menor trabalho de ler o que está escrito no blog, basta baixar o manual e ler as regras.

Não faça no quintal de outras pessoas o que você não gostaria que fizessem no seu

Lembre-se que você está entrando em uma propriedade que não é sua, portanto não faça no quintal de outras pessoas o que você não gostaria que fizessem no seu.

Você é responsável por sua segurança

Evite acidentes!

Antes de comparecer à falésia para escalar lembre-se de que você é responsável por sua segurança, faça um curso de escalada com pessoas competentes, rocha não é um lugar para ficar relembrando aquele procedimento que você esqueceu como se faz.

Isso é burrice!

Seja responsável, pense nos outros.

O bom comportamento e a atitude positiva não devem estar presentes somente quando você entra na propriedade, mas a partir do momento em que você se desloca de sua casa, sua forma de dirigir, o local onde você estaciona seu carro e o seu retorno pra casa.

Seja responsável, pense nos outros.

falesia+paraiso+007[1]

Foto: Luís Flávio Oliveira

Eduque os mal educados

Educação não se limita à formal, mas àquela que você deveria ter (caso não tenha), leve embora todo seu lixo, inclusive se encontrar o de algum mal-educado, enterre suas necessidades fisiológicas, inclusive o papel higiênico, evite gritar (principalmente palavrões), não mexa e não mude nada que não lhe tenha sido pedido.

Caso veja algum outro escalador fazendo algo que você julgue errado, imprudente ou mal-educado, advirta o mesmo, não espere algo pior acontecer.

Cláudio é psicólogo e escalador conhecido e renomado no Vale do Paraíba, sendo um dos administradores da Falésia Paraíso em Pindamonhangaba já tendo aberto pero de 50 vias por lá.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.