O que é um boulder “high ball”?

A prática de montanhismo e escalada possui várias ramificações e especializações. Estas especificidades acabam por causar nas pessoas, especialmente quem não tem muito conhecimento do esporte, a se confundir a respeito de seu significado. Uma destas especificidades dentro do boulder é a definição do que seria um “high ball” (também escrito em algum lugares como “highball”).

A primeira coisa antes de explicar e definir o que seria um “high ball”, é também estabelecer uma diferença entre “tamanho” e “altura” de boulder. Embora possa significar coisas mais ou menos similares. Muitos escaladores se referem a tamanho de boulder quando querem se referia à extensão. Portanto, em se tratado de boulder, quando fala-se em “tamanho”, está determinando o número de movimentos que a linha exige.

Já quando se refere à altura, é a distância entre o solo e o ponto mais alto. Este tipo de informação é importante para saber a periculosidade de lesão em uma queda, que o boulder oferece.

High ball

Um boulder “high ball” (em tradução livre “bola alta” em inglês) é um problema que possui tanto altura, quanto tamanho, elevados. Ou seja no caso de uma queda pode resultar em lesão grave. Não raramente é divulgado acidentes com escaladores que não conseguiram encadenar um “high ball” e caíram de uma grande altura. Por conta desta altura elevada, muitos preferem conhecer a via em estilo “top rope”, antes de se aventurar a uma linha difícil e alta.

O criador da prática de boulder, o escalador norte-americano John Gill, diz que uma ascensão de um problema de “high ball” é uma escalada legítima. Outros escaladores discordam, dizendo que o uso de uma corda superior faz dela uma via esportiva em “top-rope” e que um escalador deve escalá-la sem uma corda de escalada ou sem ensaio. Neste caso ainda continua valendo a máxima: quanto maior a coragem do escalador, menos ele usa uma corda no “high ball”.

Para escalar um “high ball” geralmente usa-se uma quantidade muito maior de crashpads. Não há uma medida homologada, mas estima-se que tem de ser a partir do triplo do que seria usado para um boulder comum.

Qual a altura que determina um “high ball”

Quando uma linha de boulder passa a ser um a um problema de “high ball”? Não há maneira rápida, nem segura, de determinar o que é uma “high ball”. Mas pode-se fazer uma estimativa deste valor analisando o espaço amostral existente no mundo. Isso porque a maioria dos boulders que existem em grande parte do mundo consideram qualquer coisa acima de cinco metros de altura como um problema de “high ball”.

Para complicar um pouco mais este tipo de definição, os muros oficiais do IFSC, entidade que regulamenta os principais campeonatos de escalada no mundo, que o corpo de um escalador nunca deve ficar acima de três metros do solo. Portanto, levando em consideração que a média dos escaladores seja 1,70 metro, a altura máxima de um boulder de competição nunca chegaria a 5 metros. Lembrando que isso para competições do IFSC, que é quem regulamenta o esporte olímpico. Há competições que para “adicionar elementos ao espetáculo”, ignora esta regra de segurança. O caso mais emblemático deste tipo decisão, foi o Master de Boulder do Chile em 2017 que teve vários atletas lesionados seriamente.

Portanto, partindo desta altura arbitrária do IFSC, alguns escaladores de elite consideram que qualquer coisa abaixo de 6 metros de altura seja um boulder “alto”. Usando a linha do bom senso, o limite superior tende a ser algo em torno de 7,5 a 10 metros de altura. Mais que isso, pode-se argumentar que se trata de uma via de escalada em solo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.