Friluftsliv: Conheça a filosofia cultural nórdica de reconexão com a natureza

Sigmund Freud, foi um médico neurologista e é muito venerado por ter sido o criador da psicanálise. O médico deixou para a humanidade um grande legado, que engloba a revolução provocada pela descoberta do inconsciente. Filósofos contemporâneos, ao analisar o modo de vida e comportamental das pessoas de hoje em dia, afirmam que Freud definira as pessoas de hoje em dia como histéricos e infantis. Se o pai da psicanálise está certo ou não, cabe a quem entende mais do assunto a discutir, mas uma boa pista deste enigma está no chilique constante de pessoas que passam o tempo ofendendo umas às outras nas redes sociais.

Neste oceano de problemas com a inteligência emocional, existe um conceito que vêm ganhando corpo dentre os estudiosos do comportamento humano. Conceito este que não é atual. Na verdade ele é de 1859, cunhado por Henrik Ibsen (dramaturgo norueguês, considerado um dos criadores do teatro realista moderno) e batizado de “Friluftsliv”. Esta palavra, estranha à primeira vista, quando traduzida friamente significa “vida ao ar livre”. O conceito norueguês de friluftsliv, hoje usado em toda a Noruega, Suécia e Dinamarca, pode fazer uma grande diferença na saúde mental e é literalmente um estilo de vida (não somente como afirmação).

Mais tarde este estilo de vida foi sendo incorporado pelos escandinavos, tendo o filósofo ecológico Arne Naess (filósofo e ecologista norueguês, inventor da teoria da ecologia profunda) escrito extensamente sobre friluftsliv em seus livros, os quais se concentraram no impacto espiritual positivo da natureza sobre os seres humanos e sua evolução. Como conceito social, o friluftsliv possui um lugar significativo na história e cultura escandinavas, particularmente na Noruega e na Suécia. Essa filosofia está profundamente enraizada na busca da unidade espiritual entre os humanos e a natureza.

A filosofia, que acabou sendo literalmente uma espécie de disciplina social entre os países escandinavos, é justamente a de se reconectar com a natureza. Friluftsliv seria então uma forma de presentear nossos corpos e mentes com o contato com a natureza. O termo, portanto, abrange uma compreensão da necessidade da conexão essencial entre as pessoas e a natureza. Uma espécie de direito e obrigação do cidadão. Trazendo para o contexto contemporâneo, no entanto, nos leva a crer que a prática de esportes outdoor é um meio de alcançar friluftsliv.

Foto: Cody Duncan | http://www.codyduncan.com/

A revista oficial da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America) publicou um estudo que, segundo os autores do estudo, a perda de acesso à natureza “pode ajudar a explicar a ligação entre urbanização e doença mental”, incluindo ansiedade e depressão. Ainda de acordo com o estudo, uma caminhada de 90 minutos em um ambiente natural mostrou diminuir os pensamentos negativos em participantes deprimidos.

Um outro estudo, este publicado na Psychology Today (revista científica publicada a cada dois meses nos Estados Unidos) concluiu que “qualquer forma de imersão no mundo natural, fora do seu mundo interno, aumenta o seu bem-estar geral e é uma dimensão essencial da verdadeira saúde mental”. Ficar na natureza, explorar os eus detalhes e ter tempo para estar no momento, sem distrações, como smartphones ou computadores, é uma das maneiras mais simples de atualizar sua mentalidade. Evidentemente que sair da natureza irá nunca substituir um tratamento de saúde mental, mas reservar um tempo para caminhar pode fazer diferença na sua saúde mental e humor.

Friluftsliv levado a sério

A história da vida outdoor nos nórdicos é longa e realmente incorporada à cultura. Com horários flexíveis já comuns na Escandinávia, graças a políticas que encorajam aos pais a participarem da vida familiar, muitas empresas também estão dando aos funcionários a oportunidade de trabalhar em torno de suas paixões – incluindo as atividades outdoor – com mais regularidade.

Existem até incentivos fiscais para empresas que incentivam o friluftsliv: empresas na Suécia e Finlândia podem subsidiar atividades esportivas ou equipamentos a funcionários. Algumas empresas finlandesas estão começando a pagar uma bonificação aos empregados se pedalarem ou caminharem para o trabalho.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.