O que é e como praticar a escalada urbana

escalada-urbana

Foto: http://www.buildering.net/

A escalada urbana é a utilização das habilidades aplicadas na escalada em estruturas urbanas construídas, que tenha forma e design para outros propósitos diferentes da escalada e situada preferencialmente no meio urbano.

É um estilo da escalada pouco conhecido até mesmo dentro da comunidade de escaladores.

Dentro da modalidade há vários ícones, sendo o mais conhecido o francês Alan Robert.

Outros praticantes que fizeram notoriedade foram George Willing, John Ciampa, James A Dearing, Harry F. Young, George Polley, Harry Gardiner e Noël Symington.

Muitas vezes a escalada urbana, ou o buildering é confundido com Parkour, entretanto diferente da modalidade não há corrida nem competições entre atletas.

Os Filmes “Vienna Walls” e “The Urban Rock” são alguns exemplos de produções que documentam a modalidade.

Texto por Felipe Sertã

Certas vezes nos deparamos com uma certa rotina de treinos e escaladas no nosso dia a dia.

Já a um bom tempo estava com vontade de variar a rotina e fazer a tal da escalada urbana que hoje em dia é uma modalidade que traz principalmente o Boulder para os blocos de concreto e metal das cidades.

Mas não é algo tão estranho assim pois acho que boa parte das pessoas tiveram seus primeiros contatos com a escalada dessa forma subindo algum brinquedo no parquinho, pulando um muro ou subindo numa árvore.

Nesse intuito de variar um pouco a escalada e os treino que resolvi começar a procurar picos para a tal escalada urbana “Urban Climbing” ou Buildering e então que nas minhas rotinas de corrida na orla de Vitória acho algo imponente e aparentemente divertido e umas das idéias era fazer fotos noturnas pois propiciam uma grande combinação de luzes para uma boa foto.

Essa semana fomos eu e Diandra Pittella escalar um pouco e fazer as tais fotos que imaginei.

O resultado me deixou bem feliz e está abaixo espero que gostem.

Uma referencia na modalidade em termos de fotos e vídeo está em http://www.buildering.net/ com altas fotos e escaladas imponentes nas construções.

Foto: Felipe Sertã

Foto: Felipe Sertã

felipe-serta-2

Foto: Felipe Sertã

There is one comment

  1. Ney Kitamikado

    Uma observação, o parkour prega a não competição e isso é levado a sério pelos tracers (praticantes de parkour). por exemplo em todos os eventos que tiveram formato de competição e foi vendido como parkour houveram protestos.
    Originariamente, a grosso modo, o parkour é ir do ponto A ao ponto B da forma mais eficiente, para isso se utiliza as técnicas que melhor se adaptem ao obstáculo, pode correr, saltar, escalar ou simplesmente dar a volta.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.