O pêndulo da cabeça de Adam Ondra o ajuda a ser o melhor do mundo

Indiscutivelmente o escalador tcheco Adam Ondra é o melhor escalador esportivo da atualidade. Caso Ondra mantenha o rendimento apresentado nos últimos anos, pode até mesmo tornar-se o maior nome da história do esporte.

O analista de treinamento Eric Horst escreveu esta semana um artigo sobre o que, fisicamente falando, fez com que Adam Ondra encadenasse a via “Silence”, graduada em 9c francês (13a brasileiro). “No qual eu documentei sua notável velocidade de movimento – uma taxa que, às vezes, se aproximava de uma nova mão ou pé se movia a cada 1,25 segundos”. Impressionado com o seu rendimento, aproveitou e publicou um artigo sobre “O que faz de Adam Ondra o melhor escalador do mundo?” em seu site.

Atualmente Horst é um dos mais respeitados treinadores de escalada dos EUA e do mundo. Por suas pesquisas, além do conhecimento técnico, já atuou como consultor do tema em centro de pesquisa universitária de seu país. Inspirado por este conhecimento que escreveu na década de 1990 seus livros mais famosos: How To Climb 5.12 (1997), Training For Climbing (2002) e Flash Training (1994). Além disso Eric Hörst é consultor da empresa Nicros (especializada na construção de muros e produtos de treinamento).

Horst disse que Ondra tem uma “cabeça como um pêndulo!”. Na análise Eric observa: “Sim, o pescoço mais longo que a média de Adam é um presente biomecânico. O especialista em biomecânica, Martin Zvonar, e o fisioterapeuta de Adam, Klaus Isele, observaram como Adam efetivamente usa sua cabeça como um pêndulo e uma alavanca para melhorar o equilíbrio e o vetor de força do pé na rocha, respectivamente.

Martin, o fisioterapeuta de Adam, explica que “uma vez que ele termina um movimento, ele inclina a cabeça para trás; o centro da alavanca é seu centro de gravidade e, como resultado, seus pés se fixam melhor à parede”.

O artigo é extenso, podendo ser lido gratuitamente. Dentre as conclusões tiradas a partir da análise foram:

Resumo das conclusões

  • Adam Ondra tem dedos muito fortes
  • Adam tem ombros notavelmente fortes
  • Adam é excepcionalmente flexível
  • Adam sobe com extrema velocidade e economia de força
  • A coleção de talentos físicos de Adam é multiplicada por sua paixão e estilo de vida voltado à escalada
  • Uma surpresa final para Horst: “Sua cabeça como um pêndulo!”

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.