O gosto pela resina – A história de uma empresa de agarras de escalada design

Não bastava apenas a descoberta de um novo esporte e a vontade de passar todas as horas livres escalando, ou tentando descobrir lugares dentro e fora de casa que pudessem simular algo que lembrasse a Escalada, abrir uma academia de escalada foi o sonho que mudou o rumo do esporte para mim.

Poucos recursos e muita vontade tornaram a dificuldade de acesso à internet (1996) para conseguir informações, na necessidade de solicitar catálogos e revistas via Correios, para as lojas físicas e fabricantes de equipamentos voltados para atividade outdoor.

O material que chegava semanalmente, foi se tornando vasto para a época. E ainda hoje muito bem armazenados, possuo relíquias como catálogos da Metolius, Nicros, Atomik, Star holds e outras grandes fabricantes de agarras esportivas estrangeiras.

Foto: Fabio Gioffrê | Crux Escalada

Foto: Fabio Gioffrê | Crux Escalada

Como o sonho era ter a minha própria academia de escalada, seria preciso começar a produzir e estocar agarras, mas ainda faltava descobrir qual a “receita” daquele liquido que se tornava sólido e praticamente inquebrável. Foi então, que em paralelo ao curso de Desenho Industrial, com ênfase em Projeto de Produto, que o poder da Ergonomia e o estudo dos materiais seriam aplicados.

Deu-se início ao processo de criação um produto que seguisse padrões de qualidade, superiores aos nacionais. Era preciso aprimorar a liga, textura, tipo de furação e principalmente seu design, para evitar lesões. A partir daí a tão sonhada academia de escalada se transformava em uma paixão pelas resinas.

Fabio Gioffrê | Crux Escalada

Fabio Gioffrê | Crux Escalada

Surgia em 2000 a Crux Agarras Esportivas, iniciando o comércio de agarras para muros pessoais e de academias.

Como passei por um bom período fora do Brasil, acabei por dar uma pausa de alguns anos na produção, com retorno em abril de 2015, incentivado pela estagnação na qualidade dos produtos nacionais, altos preços, shapes que propiciam lesões e texturas fora de padrão. Tudo me motivou ainda mais a voltar com algo que suprisse todas as falhas encontradas. Tinha mais um desafio, reformular todos os shapes e lançar algo 100% novo ao mercado.

Mas 15 anos de depois, hoje temos grandes facilidades, a começar pela quantidade de fornecedores de matéria-prima, facilidade de informação e principalmente a possibilidade de montar uma loja virtual, 100% das nossas vendas.

Nosso termômetro sempre foi e sempre será nossos clientes, que em sua maioria sempre nos enviam um feedback, o que nos motiva cada vez mais colocar um produto de alta qualidade no mercado, principalmente para evitar lesões nos atletas, assunto este que falaremos em breve.

banner-crux-agarras-1

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.