O fundador da The North Face, Douglas R. Tompkins, morre em acidente de caiaque

O ecologista e proprietário da marca de produtos outdoor “The North Face” morreu de hipotermia após cair de seu caiaque enquanto navegava pelo Lago General Cerrera.

O Lago General Carrera (também conhecido como Buenos Aires) fica na Patagônia e é compartilhado por Argentina e Chile.

Segundo informou o Hospital de Ciyhaique, cidade a 1.500 km da capital Santiago, Douglas R. Tompkins morreu por volta das cinco horas da tarde de ontem (08/12/2015) após internação.

A Marinha chilena informou que uma forte ventania provocou ondas de até 3 metros de altura sobre o Lago General Carrera, e assim Tompkins e outras cinco pessoas sofreram o acidente enquanto realizavam uma uma travessia de aproximadamente 30 km entre as localidades Puerto Ingeniero Ibáñez e Puerto Sánchez.

the-noth-face-2

Foto: Reuters | http://www.theguardian.com/

Douglas R. Tompkins e os outros dois integrantes da expedição permaneceram durante vários minutos na água, até um helicóptero os resgatarem.

Segundo o médico chefe da Unidade de Urgências do Hospital Regional Coyhaique, Dr. Carlos Salazar, Tompkins foi internado em estado “extremamente grave” com 19 graus de temperatura corporal.

O magnata, que fez fortuna com as empresas The North Face e Esprit(Marca especializada em roupas femininas) a algumas décadas comprou grandes extensões de terra na Patagônia argentina e chilena.

Douglas R. Tompkins tinha o desejo de transformar estas terras em parques protegidos, porém particulares.

Douglas R. Tompkins

Douglas Rainsford Tompkins nasceu em 20 de março de 1943 no estado americano de Ohio, e começou a escalar aos 12 anos de idade nos Gunks, popular lugar de escalada do estado de Nova York.

Aos 17 anos largou o ensino secundario no estado de Connecticut quando saiu para buscar uma vida de aventuras e contato com a natureza no estado do Colorado, mais precisamente na cidade de Aspen.

Após viajar de mochilão aos andes em 1962, e sem destino específico, voltou aos EUA e após um tempo fundou a empresa The North Face(junto com Kenneth “Hap” Klopp) na cidade de San Francisco, e a partir de então criou o lema da empresa: Never Stop Exploring (nunca deixe de explorar – em tradução livre).

Foto: www.njimagesalon.com

Foto: www.njimagesalon.com

Adepto das viagens por carona (no estilo do livro “Na Estrada”) conheceu sua esposa Susie Tompkins Buell com quem fundou a empresa Esprit.

O casal se separou em 1989, vendendo sua parte na Esprit alegando estar desiludido com o mundo empresarial em um negócio de mais de US$ 150 milhões.

No ano de 1993 conheceu Kristine McDivitt Tompkins, uma ex CEO da empresa Patagonia com quem era casado até hoje.

O casal vivia em uma ponte aérea entre Chile e Argentina, onde concentravam esforços na luta para a conservação da natureza entre os dois países.

Foto: Reuters

Foto: Reuters

Por conta de seu ativismo Douglas Tompkins recebeu vários prêmios ecológicos.

Douglas era considerado um ótimo escalador, e um ávido praticante de atividades de natureza, tanto que foi companheiro de escalada de Yvon Chouinard, o fundador da marca de equipamentos outdoor Patagonia.

Douglas Tompkins estava aposentado das funções de administração de ambas as marcas e morava no Chile desde então.

There are 2 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.