O fundador da The North Face, Douglas R. Tompkins, morre em acidente de caiaque

O ecologista e proprietário da marca de produtos outdoor “The North Face” morreu de hipotermia após cair de seu caiaque enquanto navegava pelo Lago General Cerrera.

O Lago General Carrera (também conhecido como Buenos Aires) fica na Patagônia e é compartilhado por Argentina e Chile.

Segundo informou o Hospital de Ciyhaique, cidade a 1.500 km da capital Santiago, Douglas R. Tompkins morreu por volta das cinco horas da tarde de ontem (08/12/2015) após internação.

A Marinha chilena informou que uma forte ventania provocou ondas de até 3 metros de altura sobre o Lago General Carrera, e assim Tompkins e outras cinco pessoas sofreram o acidente enquanto realizavam uma uma travessia de aproximadamente 30 km entre as localidades Puerto Ingeniero Ibáñez e Puerto Sánchez.

the-noth-face-2

Foto: Reuters | http://www.theguardian.com/

Douglas R. Tompkins e os outros dois integrantes da expedição permaneceram durante vários minutos na água, até um helicóptero os resgatarem.

Segundo o médico chefe da Unidade de Urgências do Hospital Regional Coyhaique, Dr. Carlos Salazar, Tompkins foi internado em estado “extremamente grave” com 19 graus de temperatura corporal.

O magnata, que fez fortuna com as empresas The North Face e Esprit(Marca especializada em roupas femininas) a algumas décadas comprou grandes extensões de terra na Patagônia argentina e chilena.

Douglas R. Tompkins tinha o desejo de transformar estas terras em parques protegidos, porém particulares.

Douglas R. Tompkins

Douglas Rainsford Tompkins nasceu em 20 de março de 1943 no estado americano de Ohio, e começou a escalar aos 12 anos de idade nos Gunks, popular lugar de escalada do estado de Nova York.

Aos 17 anos largou o ensino secundario no estado de Connecticut quando saiu para buscar uma vida de aventuras e contato com a natureza no estado do Colorado, mais precisamente na cidade de Aspen.

Após viajar de mochilão aos andes em 1962, e sem destino específico, voltou aos EUA e após um tempo fundou a empresa The North Face(junto com Kenneth “Hap” Klopp) na cidade de San Francisco, e a partir de então criou o lema da empresa: Never Stop Exploring (nunca deixe de explorar – em tradução livre).

Foto: www.njimagesalon.com

Foto: www.njimagesalon.com

Adepto das viagens por carona (no estilo do livro “Na Estrada”) conheceu sua esposa Susie Tompkins Buell com quem fundou a empresa Esprit.

O casal se separou em 1989, vendendo sua parte na Esprit alegando estar desiludido com o mundo empresarial em um negócio de mais de US$ 150 milhões.

No ano de 1993 conheceu Kristine McDivitt Tompkins, uma ex CEO da empresa Patagonia com quem era casado até hoje.

O casal vivia em uma ponte aérea entre Chile e Argentina, onde concentravam esforços na luta para a conservação da natureza entre os dois países.

Foto: Reuters

Foto: Reuters

Por conta de seu ativismo Douglas Tompkins recebeu vários prêmios ecológicos.

Douglas era considerado um ótimo escalador, e um ávido praticante de atividades de natureza, tanto que foi companheiro de escalada de Yvon Chouinard, o fundador da marca de equipamentos outdoor Patagonia.

Douglas Tompkins estava aposentado das funções de administração de ambas as marcas e morava no Chile desde então.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.