O Aqui e Agora – Conexão Escalada

Muitos de nós já ouvimos a expressão “Aqui e Agora” em ocasiões diversas: você precisa estar no aqui e agora para cumprir tal tarefa, normalmente vagueio em pensamentos e não estou no aqui e agora…

A pesar de parecer extremamente simples, focar no aqui e agora é a tarefa mais árdua do Yogini (praticante de Yoga), e estendendo para a escalada, um dos maiores problemas para conseguir sucesso no seu planejamento de uma cadena.

A nossa cultura não nos orienta nem ensina a prática de momentos diários reservados apenas para você mesmo, onde sentado sob um tapete e de coluna ereta você pode, em silêncio, meditar e sentir o que vem de dentro e ter um dia mais centrado e focado: no aqui e agora.

fabiola_delatelli_4

Foto: Fabiola Dellaretti

O externo chama a atenção dos nossos sentidos e já não usamos e não acreditamos na nossa intuição e percepção. O resultado é que atropelamos nossos afazeres com o momento seguinte. E daí o momento atual não é vivido em sua plenitude. Passado e futuro se misturam ao nosso presente.

Um exemplo simples: estou cozinhando, picando uma verdura e meus pensamentos vagueiam pelos tantos compromissos que tenho na parte da tarde, ou no dia seguinte, ou o que ocorreu recentemente!

E em uma via?

A próxima agarra ou movimento é acompanhado por gritos de “vai!” “fica!!!” “ Kmon!”….

E sua concentração vai pro espaço!

No entanto, a escalada ainda é um dos esportes onde somos naturalmente forçados a estar no aqui e agora.

A prática da meditação traz como benefício para o escalador este entendimento.

“Segundo se torna mais consciente de sua realidade presente, você pode ter certas compreensões súbitas de por que seu condicionamento funciona de certa forma; por exemplo por que suas relações seguem certos padrões, e pode se recordar de coisas que ocorreram no passado e vê-las mais claramente.”*

Esta afirmação de Eckhart Tolle traduz os efeitos adquiridos gradualmente com a prática, onde questionamentos do passado se clareiam e se tornam simples ferramentas para um agora mais perene, sem tumultos para o seu Eu interior.

O resultado de sua escalada não mais te importuna e desorienta, ou aplaude e engrandece o ego.

Ao contrário, a total concentração no presente tende a te trazer aceitação, e aquela auto cobrança começa a diminuir para um estado naturalmente de plena felicidade.

Pratique. Simplifique. Medite.

Colha os frutos.

Namastê.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.