Nova avalanche no Everest fere Sherpa em incidente semelhante ao de 2014

No ano de 2014 a temporada de montanhismo no Monte Everest foi cancelada devido à morte de vários sherpas em uma avalanche na cascata de gelo. No dia de ontem aconteceu outra avalanche que feriu um sherpa e causou apreensão entre os montanhistas que estão no loca. A temporada de montanhismo no Everest neste ano de 2017 está cercada de expectativas após tantas tragédias nos últimos anos.

Especula-se que este ano de será o ano com maior quantidade de cumes na história. Especialistas apostam que o número de 2013, com 358 cumes, considerado o mais alto da história será superado, e muito, pelos deste ano.

As previsões feitas pelo Governo do Nepal e especialistas impressionam: 500 cumes pela face sul do Everest e mais 200 pela face norte. Este número, próximo dos três dígitos, confirma a facilidade que é chegar no cume do Everest. Por conta disso apresentadores de TV, além de outras sub celebridades, já pagaram grandes quantias a guias de montanhas para serem literalmente carregados montanha acima, gerando mais expectativa de patrocinadores e marcas menores. O dinheiro vêm da industria de palestras motivacionais corporativas.

Foto: http://www.everestnepaltours.com/

Apesar da facilidade, explicitamente comprovada pela quantidade de cumes realizadas por montanhistas sem currículo, ainda há riscos em subir a montanha mais alta do mundo. Um acidente no dia de ontem apavorou todo o público composto de pseudo-montanhistas (compostos por “personalidades” que vão desde publicitários a apresentadores de TV): avalanche na cascata de gelo.

O principal jornal de notícias do Nepal The Himalayan Times noticiou que um sherpa ficou ferido após desprendimento de um um serac na Cascata de gelo del Khumbu. De acordo com o jornal nepalês o experiente guia Furba Rita Sherpa sofreu múltiplas ferimentos após o acidente. Furba fazia parte de um grupo de mais de 20 sherpas que, na hora do acidente, carregava insumos até o Camp 2.

O acidente foi nas redondezas do Camp 1. Furba Rita, foi socorrido de imediato pelos colegas que o levaram rapidamente ao campo base do Everest. Na clínica do campo base recebeu os primeiros cuidados médicos e mais tarde foi levado de helicóptero para o hospital em Katmandu.

O acidente lembra muito o de abril de 2014, ainda mais porque foi praticamento no mesmo lugar. Na ocasião um grupo de sherpa dirigia-se ao Camp 1 do Everest quando foi surpreendido por uma avalanche que arrastrou varias dezenas de sherpas. O resultado do acidente foi trágico:  16 mortes. No ano de 2015 um terremoto abalou o Himalia registrando ainda muitas mais mortes no campo base do Everest.

Aquela tragedia de 2014 marcou o inicio da polêmica sobre as condições trabalhistas dos sherpas, que são análogas a escravos. A temporada de cumes naquele ano foi cancelada e após esse acontecimento a ruta ao cume foi mudada. Nos anos seguintes a ruta normal pela fase sul pela Cascata de Gelo del Khumbu foi feita afastada para a direita, ficando assim mais comprida porém mais segura.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.