Nó “lais de guia” questionado pela comunidade escaladora

Check your knot.A principal obrigação de todos escaladores é zelar por sua segurança sempre.

Fazendo parte de toda checagem antes de escalar verificar se o nó esteja bem feito ou não é indispensável.

Após o acidente ocorrido com John Long, decorrente de um nó do tipo “lais de guia”, muito se discutiu por vários fóruns de escalada: “o Lais de Guia é seguro”?

Na opinião do Blog de Escalada:  não .

Este nó abre com muita facilidade, é comum ver escaladores se confundirem no momento de realiza-lo e muitos acidentes acontecem por culpa deste nó.

Até mesmo a possibilidade de se realizar uma checagem visual do nó por parte do companheiro de escalada é baixa.

Muitos professores de escalada estão até mesmo abandonando o ensino deste nó, pelo volume de problemas ocorridos.

Muitas revistas on-line na última semana publicaram artigos levantando a questão do nó.

Uma das menos acaloradas foi publicada até mesmo por uma revista que nem é de escalada, A revista Outside nos Estados Unidos.

Para ler o texto EM INGLES visite: http://www.outsideonline.com/outdoor-adventure/climbing/Not-the-Knot.html?page=all

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Foi jurado do Rio Mountain Festival e já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias.

There are 19 comments

  1. João Guilherme

    Eu usei o lais de guia pela primeira vez esse final de semana e fiz o arremate. Não foi fácil de soltar (foi MUITO mais que o 8, mas foi difícil ainda sim) depois de umas 10 voadas. Isso pra mim provou que o nó feito da meneira certa é bem seguro.

    Agora, uma dica pro blog. Está faltando aprofundamento nos posts. Muita postagem com conteúdo extremamente interessante mas extremamente vago.
    Não fiquem apenas replicando matéria e dizendo que não gostam do nó. Mostrem o porque e deem mais opinião.

    Abs

  2. José Jonas

    Todo e qualquer nó possui o risco de se desfazer quando submetido a esforço de tração, contudo eu acredito que 90% dos acidentes que ocorrem no montanhismo são ocasinados por falha humana, onde o montanhista negligencia algum procedimento de segurança. No caso do “lais de guia” a execução de um nó simples como forma de arremate torná-o seguro o sufiente, inclusive para a realização do texte ruptura de uma corda sem a preocupação de que o nó venha a se desfazer durante o tracionamento da corda. Por tanto, acredito que a falha, na verdade, foi de quem não arrematou o nó.

  3. Eduardo Prado on Facebook

    Eu concordo também , realmente a culpa é de quem não sabe fazer o nó , eu escalo fazendo esse nó à 7 anos , e nunca tive problemas com esse nó , alem disso aqui todo mundo só escala com o lais de guia , pois eu ensino para todos , justamente por ser mais facil de tirar , além disso , muito acham que o nó não precisa de arremate , ae que a pessoa erra. Faço trabalho em altura a 6 anos , e esse nó é muito útil,

  4. Theo Vieira Larratéa

    O culpado não é o nó e sim quem fez o nó errado, ate mesmo um simples nó 8 se for feito errado pode gerar acidentes graves e fatais, o culpado é o escalador que não conferiu o nó, desatenção ou despreparo faz qualquer tipo de nó ser inceficiente….. alguém daria seg para uma pessoa que começou a escladar a 2 dias e fez seu próprio nó 8 sem ninguem conferir??? Procediemntos de seguranças existem para isso, independente do tipo de nó. Nó mal feito não pode ser consciderado nó. A complexidade de se fazer um nó não é um fator que se deva levar em consideração para simplesmente descartalo, pra isso que se deve treinar…. escalada não é um esporte de final de semana, não é como andar de bicicleta, se fosse assim qualquer pessoa depois de 3 dias esclando e sabendo fazer o nó 8 poderia ir para uma via em móvel….. Técnica….. isso se aprende com a prática, estudo e treino!!!!! concordo que inicialmente um escalador novato deva aprender o nó 8 e depois se ele julgar necessário, usar outros nós…

  5. Diogenes Schoerpf Petry on Facebook

    Concordo com a preocupação em relação ao lais simples, não é um nó para dar seg. Todas as literaturas especializadas e todos os escaladores experientes sempre avisam que o Lais simples não deve ser usado em sistemas de segurança. Mas não podemos esquecer que existe o mesmo nó, mas duplo, ou Lais de Guia duplo, que é tão seguro quanto o asselha em oito, mas tendo a vantagem de maior facilidade em ser desfeito, mesmo depois de sofrer alguma queda.. Vale lembrar esse detalhe para que o Lais de guia duplo não seja desacreditado e caia em desuso.

  6. Diogenes Schoerpf Petry

    Concordo com a preocupação em relação ao lais simples, não é um nó para dar seg. Todas as literaturas especializadas e todos os escaladores experientes sempre avisam que o Lais simples não deve ser usado em sistemas de segurança. Mas não podemos esquecer que existe o mesmo nó, mas duplo, ou Lais de Guia duplo, que é tão seguro quanto o asselha em oito, mas tendo a vantagem de maior facilidade em ser desfeito, mesmo depois de sofrer alguma queda.. Vale lembrar esse detalhe para que o Lais de guia duplo não seja desacreditado e caia em desuso.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.