Nepal anuncia número recorde de escaladores para o Monte Everest em 2019

Com a temporada de escalada da primavera no Nepal totalmente em andamento, é possível ter uma visão mais clara de como o Acampamento Base do Everest (5.364 m) está se tornando. Já é possível visualizar uma cidade de tendas, equipes chegando diariamente. De acordo com as informações oficiais, o número de pessoas que viverão lá pelo próximo mês continua crescendo a cada dia.

Todos os anos o acampamento base do Monte Everest se transforma em uma espécie de pequena cidade, na qual é possível encontrar de tudo: desde uma padaria até chuveiros quentes e alimentos frescos. Ao todo, são quase 1.500 pessoas nesta pequena cidade cidade na parte mais alta do mundo nos meses de abril e maio entre montanhistas, carregadores, guias e médicos. O acesso aos serviços, claro, depende de renda do montanhista. Muitos já acusam o campo base do Everest de passar por um processo de gentrificação.

Mas parece que 2019 será um ano marcante em termos de números, já que agora já se sabe que há um número recorde de montanhistas que tentarão escalar o pico mais alto do mundo nesta temporada. Há desde tudo, desafios para entrar na história, mas também tentativas patéticas de aparecer para a mídia, como saltar de parapente do cume.

Na segunda-feira, o Ministério do Turismo do Nepal publicou os números oficiais para a temporada de escalada da primavera de 2019 e, de acordo com as informações públicas pelo jornalista Alan Arnette (o maior entendido em notícias do Monte Everest do mundo), foram emitidos permissões de subida para 361 pessoas. Destes, a maior parte dos alpinistas vem da Índia, com 83 pessoas.

O segundo maior grupo de alpinistas vem dos EUA com 67 pessoas, enquanto a China está enviando 59 montanhistas para o lado sul este ano. Com 40 escaladores o Reino Unido e o Nepal, com 12, completam os cinco primeiros. Vale lembrar que os 12 nepaleses que estão lá para escalar, não estão trabalhando.

Esta observação tem uma justificativa, a maior parte dos montanhistas no Everest são os sherpas que estão lá para guiar seus clientes até o topo. Muitas vezes, especialmente quando a pessoa não é um alpinista profissional e de extenso currículo de montanhas, os sherpas chegam a carregar os turistas.

 

Os pedidos de permissão para escalar de última hora podem elevar o número total de montanhistas pagantes no Everest nesta temporada para 370 antes mesmo do final da temporada. O número impressiona ainda mais, quando for considerado que a maioria dos operadores na montanha possui uma relação cliente-guia “um para um”. Ou seja, haverá no campo base pelo menos 720 escaladores no Everest nesta primavera. Descontando, claro, os outros trabalhadores que ficam apenas no Campo Base do Everest.

No ano passado, a janela do tempo durante as últimas semanas da temporada de escalada ofereceu acesso sem precedentes à cúpula. Ao todo foram mais de 11 dias de bom tempo. Uma ocorrência incomum. Na hipótese de uma janela de tempo apertada, como é o comum no Monte Everest, significa que pode haver congestionamentos e engarrafamentos de montanhistas para chegar ao topo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.