Empresa japonesa desenvolve carregador de eletrônicos que pode revolucionar prática de trekking

Para quem é mais velho, já deve ter entrado em contato com um chocalho de madeira conhecido como matraca. O brinquedo tinha como objetivo principal fazer um ruído com o giro de uma haste. O aparelho, constituído geralmente de madeira, quando sacudido, produzia um som característico. Em pequenas cidades do interior do Brasil é utilizado por vendedores e também na quaresma para anunciar uma procissão (substituindo os sinos).

A empresa japonesa Sugita Ace, em uma parceria com a empresa de design Nendo Designs, criaram um aparelho de carregar eletrônicos que usa a mesma filosofia. À primeira vista são apenas duas hastes, muito similares a canos de PVC, que quando rotacionadas pelo usuário, acabam por carregar uma bateria. Posteriormente, esta bateria pode carregar aparelhos eletrônicos que possuam porta USB. O aparelho foi batizado de “denqul”.

O escritório de design considerou o uso de energia solar ou a manivela para desenvolver o equipamento. Como o movimento de chacoalhar esta “matraca”, poderia ser feito com uma mão somente, esta foi a escolha da empresa. Nos bastões estão uma bateria de lítio, que fica posicionada na ponta e que usa seu próprio peso para facilitar a oscilação da bateria. Portanto, o carregador “denqul” usa somente a energia cinética para acumular energia.

Embora projetado para uso de emergência (como um apocalipse Zumbi), a “denqul” também funciona como um suporte de mesa para carregar telefones e organizar itens como óculos, canetas e lápis.

O equipamento, entretanto, ainda não está disponibilizado para o público. Até o momento somente o protótipo pode ser avaliado. A empresa promete para breve mais novidades de lançamento.

Para mais detalhes: http://www.nendo.jp

Argentina de nascimento e brasileira de coração, é apaixonada pela Patagônia e Serra da Mantiqueira.
Entusiasta de escalada, trekking e camping.
Tem como formação e profissão designer de produto e desenvolve produtos para esportes de natureza.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.