Inauguração de muro de boulder em Limeira-SP tem objetivo popularizar o esporte na região

A iniciação de grande parte dos praticantes de escalada é feita por meio de muros e ginásios de escalada. Caso a pessoa tenha sido “picada pelo bichinho da escalada”, apaixonando-se pela atividade e o local torna-se seu centro de treinamento. O tamanho e suntuosidade do local pouco importam, o que vale é poder treinar, conhecer pessoas que praticam o esporte.

O mais importante de existirem locais para a reunião de entusiastas de escalada, é que este procedimento é fundamental para o crescimento do esporte. Pequenos muros, mantidos por associações e entidades de classe, garantem o desenvolvimento do esporte e a popularidade que já é uma realidade na Europa. Sobretudo na França e Espanha.

Foto: Sebastian Cardoso

Se por um lado há uma demanda reprimida de pessoas que querem conhecer mais sobre o esporte, por outro há poucos locais abertos e disponibilizados. Entender os motivos deste interesse unilateral é merecedor de estudos, teses e extensos relatórios.

Com o claro objetivo de diminuir a distância entre interessados em escalada e locais de prática e treino do esporte o Grupo de Escalada Esportiva e Montanhismo de Limeira (GEEL) inauguraram neste final de semana na cidade de Limeira-SP (cidade de 300.000 habitantes e distante 150 km da capital do estado) um muro de boulder. A estrutura foi montada em um parque da cidade de Limeira-SP com a autorização da prefeitura.

Foto: Sebastian Cardoso

Com aproximadamente 25 m² e inclinações que variam de 30º a 45º (além de alturas que variam de 4 a 6 metros) o muro conhecido popularmente como “Novo Boulder”, foi oficialmente inaugurado contou com um público de 50 pessoas que vieram das mais diferentes cidades da região.

Segundo os organizadores haviam escaladores das cidades de Americana-SP, Rio Claro-SP, Sumaré-SP, Araras-SP, Piracicaba-SP e Mogui Guaçu-SP. No evento houve ainda sorteio de brindes.

Foto: Sebastian Cardoso

O atual presidente do GEEL Matheus Felício, que também é um dos fundadores do muro e um dos idealizadores do projeto afirmou a um jornal local que “é o único que se conhece que é retratado de forma voluntário em um espaço público“. Durante o evento todos os envolvidos no “novo boulder” deixaram claro que o objetivo a médio e longo prazo é, além de popularizar o esporte para a comunidade, também é poder relevar atletas e novos nomes da escalada no interior de São Paulo.

Todas as atividades realizadas no novo espaço de escalada em Limeira-SP são supervisionadas por monitores, cuja organização fica por conta do GEEL. O Parque Cidade (Antiga Hípica) em Limeira foi inaugurado setembro de 2007 e fica na Via Antonio Cruãnes Filho, s/n, Jardim Santa Josefa. O parque é aberto diariamente das 7:00 ás 19:00, mas o “novo boulder” das 19h as 22h às quintas

Para saber sobre a atividade: https://www.facebook.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.