Mulher bate recorde histórico de velocidade em escalada solo em Yosemite

Segundo informou um veículo especializado em escalada dos EUA, a escaladora Miranda Oakley quebrou o recorde de velocidade de escalada em estilo solo em 21h50min, e tornou-se a primeira mulher a quebrar a barreira de 24:00 horas ao escalar o The Nose.  A via escolhida foi a clássica via de graduação americana 5.9 (5sup graduação brasileira) “C2” de 915 metros de altura.

Miranda Oakley, de 29 anos de idade é natural de Maryland (um dos 50 estados dos EUA localizado na região nordeste do país), trabalha e mora em Yosemite sendo a única mulher que é guias do Parque, sendo a primeira da história.

Foto : https://adventure-journal.com

Foto : https://adventure-journal.com

Miranda Oakley já tinha tentado o que os locais de Yosemite batizaram de SNIAD (Solo Nose In A Day) em uma outra ocasião e terminou a façanha em aproximadamente 27 horas.

O recorde anterior, estabelecido em 2014, pertencia a Chantel Astorga que à época estabeleceu a escalada em 24:39 min.

Ao realizar a façanha escreveu : “Espero inspirar outras mulheres a “partir para cima” enquanto escala e testa os limites tradicionais em um mundo dominados por homens”.

Foto : Photo: Beckett Honicker | https://brooksrange.wordpress.com/

Foto : Photo: Beckett Honicker | https://brooksrange.wordpress.com/

Adepta de um estilo low-profile de escalada, buscando sempre a descrição, Miranda Oakley vem fazendo história no universo da escalada galgando vários prêmios simbólicos ao redor do mundo. Muito ligada à sua família, procura sempre seu pai para anunciar seus feitos (em vez de algum patrocinador por exemplo).

A escaladora americana possui em seu currículo cadena à vista vias com dificuldade graduada em 5.13 americano (9b graduação brasileira), já escalou o El Capitan em um dia (menos de 24 horas), abriu vias em El Chaltén, Cochamo.

Miranda Oakley é a primeira mulher da história a ser instrutora de escalada em rocha certificada no AMGA (American Mountain Guides Association) e guia oficial pela  Yosemite Mountain School

Foto : Austin Siadak | http://www.austinsiadak.com/

Foto : Austin Siadak | http://www.austinsiadak.com/

Sobre o Autor

Da Redação

Da Redação

Equipe da redação

There is one comment

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.