Mulher bate recorde histórico de velocidade em escalada solo em Yosemite

Segundo informou um veículo especializado em escalada dos EUA, a escaladora Miranda Oakley quebrou o recorde de velocidade de escalada em estilo solo em 21h50min, e tornou-se a primeira mulher a quebrar a barreira de 24:00 horas ao escalar o The Nose.  A via escolhida foi a clássica via de graduação americana 5.9 (5sup graduação brasileira) “C2” de 915 metros de altura.

Miranda Oakley, de 29 anos de idade é natural de Maryland (um dos 50 estados dos EUA localizado na região nordeste do país), trabalha e mora em Yosemite sendo a única mulher que é guias do Parque, sendo a primeira da história.

Foto: https://adventure-journal.com

Foto: https://adventure-journal.com

Miranda Oakley já tinha tentado o que os locais de Yosemite batizaram de SNIAD (Solo Nose In A Day) em uma outra ocasião e terminou a façanha em aproximadamente 27 horas.

O recorde anterior, estabelecido em 2014, pertencia a Chantel Astorga que à época estabeleceu a escalada em 24:39 min.

Ao realizar a façanha escreveu: “Espero inspirar outras mulheres a “partir para cima” enquanto escala e testa os limites tradicionais em um mundo dominados por homens”.

Foto: Photo: Beckett Honicker | https://brooksrange.wordpress.com/

Foto: Photo: Beckett Honicker | https://brooksrange.wordpress.com/

Adepta de um estilo low-profile de escalada, buscando sempre a descrição, Miranda Oakley vem fazendo história no universo da escalada galgando vários prêmios simbólicos ao redor do mundo. Muito ligada à sua família, procura sempre seu pai para anunciar seus feitos (em vez de algum patrocinador por exemplo).

A escaladora americana possui em seu currículo cadena à vista vias com dificuldade graduada em 5.13 americano (9b graduação brasileira), já escalou o El Capitan em um dia (menos de 24 horas), abriu vias em El Chaltén, Cochamo.

Miranda Oakley é a primeira mulher da história a ser instrutora de escalada em rocha certificada no AMGA (American Mountain Guides Association) e guia oficial pela  Yosemite Mountain School

Foto: Austin Siadak | http://www.austinsiadak.com/

Foto: Austin Siadak | http://www.austinsiadak.com/

There is one comment

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.