10 motivos que provam que as pessoas que praticam esportes de natureza saber aproveitar melhor a vida

No Brasil existe uma frase que resume muito o espírito de quem pratica esportes: “a gente se ferra, mas a gente se diverte”. Este é exatamente o espírito que existe dentro de cada praticante, de cada atividade de montanha. A iniciativa de estar em contato com a natureza e saber que, quase que com toda a certeza, aproveita melhor a vida que qualquer outra pessoa, é uma característica básica dos praticantes.

Sim, claro, existem as diferenças entre as modalidades e locais, que sempre geram as discussões inúteis. Mas mesmo assim, cada uma destas pessoas tem a certeza de que sabe aproveitar a vida melhor que ninguém. Talvez, acredito, seja por isso que exista tanta discussão entre os praticantes.

Infelizmente para aqueles que acham que “trekking é coisa de sem noção”, “acampar é coisa de índio” e “escalada é coisa de louco”, resta a elas viverem com a certeza de que algo lhe falta em suas vidas. Uma sensação de vazio, que nem mesmo elas sabem explicar. O que, óbvio, não acontece com quem pratica esportes de natureza.

Mas como “provar” isso para aquele amigo (a) incrédulo e que, inclusive, perdeu a sua própria fé na natureza humana? Simples, prove para ele com os argumentos itens abaixo. Pode ser que você não o (a) convença de praticar a atividade, mas ao menos mostrará a quem quer que seja, como aproveitar a vida de verdade.


Motivo 1- Os “aventureiros” cumprem suas metas

Cumprir metas, possuir projetos a pequeno, médio ou longo prazo é com quem está sempre na natureza. Pode ser que seja rápido, mas também pode ser que demore. Mas o tempo e o que menos importa. O importante é ter uma meta e, não importa quando, cumpri-la.

Se existe uma pessoa que prática algum esporte de natureza, estará lá alguém que possui projetos a cumprir. Esta determinação é motivada pelo constante contato com a natureza, além da constante conexão com si mesmo em situações que somente depende dele mesmo para resolver.


Motivo 2 – Os praticantes se sentem bem fisicamente

A constante busca por treinamentos, aprimoramento físico, alimentação adequada, vida simples e, principalmente, estar sempre preparado para algum desafio que apareça, faz com que o praticante de esportes de natureza se sinta bem fisicamente. Estar sempre sendo inundado com ar puro, vento fresco e odores naturais faz com que seu corpo e alma se renovem constantemente.

Quanto mais são está o corpo, melhor ele volta quando pratica a sua atividade. Um círculo vicioso que faz com que um péssimo dia na sua atividade seja muito melhor do que um bom dia de trabalho.


Motivo 3 – Quem está sempre na natureza se renova e rejuvenesce constantemente

Repare que toda pessoa que pratica constantemente uma atividade de natureza, aparenta ser mais jovem do que é. Isso porque quando se está na natureza, o cérebro libera endorfinas, o conhecido hormônio da felicidade, tem a circulação estimulada pelo corpo e a pele absorve a vitamina D do sol.

Parece mentira, mas tudo isso protege mais ainda o DNA do praticante. Quanto mais horas ao ar livre, melhor para qualquer tratamento médico.


Motivo 4 – Quem pratica esportes de natureza é mais consciente de si mesmo

Saber os próprios limites, conhecendo suas reações em situações críticas colabora para uma melhor autoavaliação. Quem está praticando a sua atividade de natureza, aprende a estar próximo daquilo que podemos chamar de “verdadeiro eu”.

Desta maneira sabem avançar e recuar sob qualquer situação, pois aprendem a depender mais deles mesmos e muito menos de “coisas”.


Motivo 5 – Quem pratica esportes de natureza aprendem a viver na incerteza

A primeira coisa que um praticante de esportes de natureza aprende é sair da zona de conforto. Mesmo que não saia, ele sabe identifica-la. Ao aprender a sair constantemente da zona de conforto, aprende a viver em situações de incerteza.

Quem está em contato constante com a natureza sabe que existe o conceito de “impermanência” das coisas. Que nada é para sempre. Que existem dias ruins, e outros nem tanto. Mas venha o que vier, ele (a) estará preparado para enfrentar o que vier, pois está acostumado a sair da zona de conforto.


Motivo 6 – Quem pratica esportes de natureza sabe ser natural

Quanto mais valorizar o próprio interior, melhor será a vida exterior. Por estar sempre desafiado, além de acostumar a viver com pouco, aprende a valorizar as coisas naturais do mundo, assim como aprende a ser natural.

É como se voltasse a ser criança, quando não tinha nenhuma das máscaras que a sociedade nos ensina a usar, em cada situação do dia a dia.


Motivo 7 – Quem pratica esportes de natureza possui “um cérebro melhor”

Foto: Three Peak Films / The Circuit Climbing | http://threepeakfilms.com/

Em estudos recentes, ficou comprovado que a atividade física ao ar livre incrementa a atividade do hipocampo. Hipocampo é a parte principal do cérebro encarregada pelo “armazenamento de conhecimento”.

Portanto, quando o um praticante de atividades de natureza sai para praticar o seu esporte, volta com a “memória melhorada”. Isso porque grande parte da memória adquirida permanece por anos e anos, tendo uma boa saúde mental por vários anos.


Motivo 8 – Quem pratica esportes de natureza criam recordações por toda a vida

Da mesma maneira que cérebro armazena melhor as “coisas”, as memórias dos momentos no esporte são praticante eternizados. Isso porque no momento que lembram dos momentos, acabam por ter mais satisfação ainda. Todo o tempo em esportes de natureza é, portanto, um investimento em si mesmo, para boas recordações para lembrar no futuro.

Isso porque, claro, no fim da vida não lembraremos de dias legais no escritório, mas dos momentos que estávamos praticando o que gostávamos.


Motivo 9 – Quem pratica esportes de natureza não se aborrece com coisas pequenas

Estar em contato com a natureza ajuda a aceitar a diversidade de fauna e flora, ajudando na maneira de aceitar as coisas como elas são. Pequenas coisas que aborrecem pessoas todos os dias, acabam sendo digeridas com facilidade, ou até mesmo sequer o(a) aborrece.

Praticar esportes de natureza ajuda a entender que nem tudo é perfeito, muito menos feito, ou planejado, para agradar-nos. Quem pratica esporte de natureza aprende desde cedo que há muito mais coisas para se prestar atenção do que apenas pequenos defeitos.


Motivo 10 – Quem pratica esportes de natureza não tem medo do que não conhece

Por estar sempre superando-se, saindo da zona de conforto e experimentando lugares, sensações e situações novas, quem pratica esportes de natureza não tem medo daquilo que não conhece. Possui a mente aberta para aprender e entender o que é novo.

Ter a mente aberta para o que é novo é essencial para não cultivar preconceitos, nem prejulgamentos de ninguém.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.