Vídeo demonstra como um mosquetão se parte em uma queda durante escalada

Como foi discutido à exaustão aqui na Revista Blog de Escalada, o rompimento de mosquetões em quedas durante escalada é algo raro. Entretanto, a possibilidade de um mosquetão se partir como um biscoito, é real e bem possível.

O perito em equipamentos de escalada Curro Martínez, que trabalha na Asac Vertical Lab, divulgou um vídeo recente sobre o perigo real de um mosquetão quebrar. Pelo vídeo disponibilizado pelo espanhol, um mosquetão pode partir-se a partir de uma queda, especialmente se estivar mal clipado.

No vídeo (que pode ser visualizado acima) faz parte de um artigo de análise que Martínez realizou para um veículo espanhol. Em artigo publicado aqui na Revista Blog de Escalada, a análise do caso particular de Daniel Woods foi analisado. Pela análise publicada por Curro, que não ficou restrito ao caso do escalador americano, a possibilidade do mosquetão partir-se é real.

Mas o perigo maior reside no detalhe dos mosquetões de costuras de escalada possuírem um “dente” na sua extremidade de fechamento.

No artigo Curro Martínez analisa o rompimento do mosquetão de Daniel Woods, mas deixa explícito que o efeito chicote (conhecido também como whiplash) não parece ter sido o real motivo do mosquetão partir-se. Na opinião do espanhol foi o trabalho de flexão ou alavanca na coluna vertebral do mosquetão sobre a própria chapeleta.

Para corroborar sua teoria, o espanhol publicou o vídeo (assista no topo do artigo).

Para detalhes sobre outros ensaios de equipamentos de escalada: http://asacformacion.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.