Morre Junko Tabei – A primeira mulher da história a chegar ao cume do Monte Everest

O montanhismo mundial está de luto: A alpinista japonesa Junko Tabei, faleceu no último dia 20 de outubro de outubro na cidade japonesa de Fukushima. Tabei foi a primeira mulher na história a fazer cume no Monte Everest em 1975, à época com 35 anos de idade. A escaladora japonesa estava internada no hospital lutando contra um câncer no estômago.

A montanhista japonesa Junko Tabei foi a primeira mulher da história a escalar os Seven Summits (7 montanhas mais altas de cada continente).

Biografia

Junko Tabei nasceu em 1939 na cidade japonesa de Fukushima e aos 10 anos de idade descobriu o montanhismo ao subir, junto com um professor, o Vulcão Nasu (1.916 m). A montanhista sempre declarava que a experiencia mudou a sua vida profundamente e desde então passou a dedicar-se à atividade. Enquanto cursava o ensino superior, no qual cursava literatura inglesa, integrou o clube de montanha universitário. Quando já era uma montanhista de nível internacional fundou no Japão, no ano de 1969, o Clube de Montanha Japonês para Mulheres na Universidade Feminina de Showa.

Foto: https://www.emaze.com

Foto: https://www.emaze.com

A japonesa fez fama mundial em uma expedição nipônica totalmente feminina quando conseguiu ser a primeira mulher a alcançar o cume do Monte Everest (8.848 m) em 1975. Antes de chegar ao teto do mundo Tabei já tinha subido o Annapurna III (7.555 m) em 1970. A montanhista japonesa também já tinha realizado os principais cumes dos Alpes e era considerada uma das melhores alpinistas de todo o mundo.

A nipônica também realizou projetos pessoais, dentre os quais destaca-se o de procurar escalar as montanhas mais altas do maior número de países que conseguisse visitar em sua vida. Neste projeto pessoal conseguiu escalar 60 países diferentes, sendo suas últimas montanhas Pico Bolivar (4.978 m) na Venezuela, Khuiten Peak (4.374 m) na Mongólia e Stok Kangri (6.153 m) na Índia.

A montanhista era autora de vários livros, incluindo uma biografia que se definiu como “uma dona de casa que escala montanhas”. Por sua carreira foi condecorada pelo instituto de montanha de Washington como “Mountain Hero Award”. Logo após o terremoto e tsunami de 2011, o qual arrasou a parte norte do Japão, Tabei começou a promover as escaladas nas montanhas na região de Fukushima (cidade natal e uma das áreas mais afetadas).

Enquanto lutava contra o câncer no estômago fez uma última escalada ao Monte Fuji (3.776 m) para despedir-se das montanhas que tanto amava.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.