Morre escalador que se acidentou em Petrópolis no fim de semana [ATUALIZADO]

mm+032[1]Foi confirmada hoje a morte de um dos escaladores que sofreu um acidente durante o rapel na “Pedra da Formiga” em Petrópolis.

O acidente ocorreu durante uma descida em rapel no estilo “A” (também conhecido como simultâneo).

A prática deste tipo de rapel não é recomendada por praticantes mais experientes além da maioria dos professores de escalada.

As causas do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades da cidade.

A imprensa local divulga (aparentemente de forma equivocada) que foi devido ao rompimento de uma proteção.

[ATUALIZAÇÃO]

Foram divulgadas mais informações a respeito do acidente.

Segundo mensagens deixadas em listas de discussão os dois escaladores estavam descendo em rapel simultâneo (Rapel em “A”). Um dos escaladores se ancorou com solteira, e desprendeu-se da corda.

A corda não possuia nenhum nó na ponta (procedimento padrão para rapel em via de múltiplas cordadas).

Com isso o parceiro que ainda não estava com sua “solteira” aconcorada na proteção caiu levando a corda consigo.

Para saber mais sobre o acidente acesse: http://blogdescalada.com/dois-escaladores-sao-resgatados-pelo-corpo-de-bombeiros-em-petropolis-rj/

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha e Argentina. É totalmente dedicado ao esporte de escalada em rocha e é apaixonado em filmes Outdoor. Para aproveitar melhor esta paixão fez curso de documentário na Escola São Paulo, além dos cursos de “Linguagem Cinematográfica” e “Crítica de cinema”. Foi jurado do Rio Mountain Festival. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Espanha, Uruguai e Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá.

There are 2 comments

  1. Orlei Jr.

    Lamentável, mas ficam as perguntas:

    1ª Quem ensina isso???
    2ª Pq o faz desta forma???

    E mais, não existem “vias de múltiplas cordadas” existem “vias de múltiplas enfiadas”! Cordada é a união dos escaladores pela corda, equipe que tentará a escalada.

    O pessoal precisa estudar mais.

  2. Victor Hugo Germano

    Nao adiantaria um nó na ponta se eles estavam rapelando em simultâneo. No momento em que o escalador se soltou do sistema “A” do rapel, o outro caiu preso à corda, puxando a outra ponta.

    Nesse caso um prussik (tb procedimento padrão) poderia ter ajudado, já que no momento em que ele se desprendesse do ATC haveria um tranco que provavelmente o prussik seguraria a ponto de salvar a queda.

    Um acidente muito triste!! Meus sentimentos para a familia do escalador!

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.