Montes Claros – MG monta estrutura de escalada indoor em academia

Com objetivo de suprir as necessidades dos praticantes de escalada da cidade e oferecer meios facilitadores para o aprendizado dessa atividade, a academia Gênese montou uma estrutura de escalada indoor.

O muro possui características híbridas, pois traz as agarras embutidas (buracos na parede) inéditas em muros de escalada no Brasil.

Outra novidade é o sistema “top rope trek”, a corda passada no alto para a segurança acompanha o escalador em trajetórias em qualquer direção de toda área do muro, dessa forma o trabalho de resistência à fadiga (endurance) pode ser realizado sem interrupções.

Para o proprietário da academia, Ronaldo Caldeira, que é profissional de educação física há mais de 16 anos na cidade, a academia trabalha com um sistema que é um grande aliado para o trabalho de iniciação, com um processo pedagógico no qual a pessoa que está acima do peso ou que não possui uma vivência corporal necessária para enfrentar uma via vertical, poderá iniciar com a escalada de travessia horizontal, onde o escalador não precisará suspender o próprio corpo, partindo em seguida para a ascensão em diagonal até chegar a vertical, respeitando os limites de cada um.

“O cuidado com os acrofóbicos também é uma das nossas prioridades.

O trabalho passo a passo e com motivação sem “pressão” pode ajudar a pessoa a vencer seu medo de altura. Além disso, pretendemos fazer muitas intervenções nesse espaço para escalada como a colocação de blocos de madeira para criar percursos em negativo, dificultando ainda mais o trabalho do escalador, com intuito de aumentar a força, explosão muscular, resistência e equilíbrio”.

Esse muro tem 10 metros de largura por 7,5m de altura, sendo cinco metros de largura para iniciação e o restante para treinamentos.

A estrutura permite a pratica de até 20 pessoas ao mesmo tempo, sendo 10 escalando e 10 fazendo segurança. É possível atender desde os menos experientes até os melhores da região. Foram montadas 3 vias (percursos de escalada marcados) guiadas na parede, com o objetivo de melhor preparar os aspirantes a escalada em rocha através do uso de processos pedagógicos.

A escalada indoor começou a ser praticada em Montes Claros na década de 80 através de muros de escalada móveis, feitos com placas de madeira afixadas em andaimes de construção civil pelo grupo excursionistas e em seguida pelo clube aventura. A prática era realizada apenas de forma eventual, em festas populares e em torneios realizados em locais públicos, sendo o muro removido ao final do evento.

O primeiro muro fixo de escalada indoor só foi construído em 1997 pela empresa trilhas Gerais, onde ouve uma prática frequente desse tipo de escalada até o ano de 2005. Por volta do ano de 2007, o grupo de aventura Sertão Calango montou o primeiro espaço para boulder (categoria de escalada sem uso de equipamentos) da cidade, mantendo-se até o início de 2012.

Em seguida, montaram um muro em uma academia próxima ao parque municipal.

Fonte: http://gazetanortemineira.com.br/index.php/notícias/detalhe/esporte/3672

There are 4 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.