Montes Claros – MG monta estrutura de escalada indoor em academia

Com objetivo de suprir as necessidades dos praticantes de escalada da cidade e oferecer meios facilitadores para o aprendizado dessa atividade, a academia Gênese montou uma estrutura de escalada indoor.

O muro possui características híbridas, pois traz as agarras embutidas (buracos na parede) inéditas em muros de escalada no Brasil.

Outra novidade é o sistema “top rope trek”, a corda passada no alto para a segurança acompanha o escalador em trajetórias em qualquer direção de toda área do muro, dessa forma o trabalho de resistência à fadiga (endurance) pode ser realizado sem interrupções.

Para o proprietário da academia, Ronaldo Caldeira, que é profissional de educação física há mais de 16 anos na cidade, a academia trabalha com um sistema que é um grande aliado para o trabalho de iniciação, com um processo pedagógico no qual a pessoa que está acima do peso ou que não possui uma vivência corporal necessária para enfrentar uma via vertical, poderá iniciar com a escalada de travessia horizontal, onde o escalador não precisará suspender o próprio corpo, partindo em seguida para a ascensão em diagonal até chegar a vertical, respeitando os limites de cada um.

“O cuidado com os acrofóbicos também é uma das nossas prioridades.

O trabalho passo a passo e com motivação sem “pressão” pode ajudar a pessoa a vencer seu medo de altura. Além disso, pretendemos fazer muitas intervenções nesse espaço para escalada como a colocação de blocos de madeira para criar percursos em negativo, dificultando ainda mais o trabalho do escalador, com intuito de aumentar a força, explosão muscular, resistência e equilíbrio”.

Esse muro tem 10 metros de largura por 7,5m de altura, sendo cinco metros de largura para iniciação e o restante para treinamentos.

A estrutura permite a pratica de até 20 pessoas ao mesmo tempo, sendo 10 escalando e 10 fazendo segurança. É possível atender desde os menos experientes até os melhores da região. Foram montadas 3 vias (percursos de escalada marcados) guiadas na parede, com o objetivo de melhor preparar os aspirantes a escalada em rocha através do uso de processos pedagógicos.

A escalada indoor começou a ser praticada em Montes Claros na década de 80 através de muros de escalada móveis, feitos com placas de madeira afixadas em andaimes de construção civil pelo grupo excursionistas e em seguida pelo clube aventura. A prática era realizada apenas de forma eventual, em festas populares e em torneios realizados em locais públicos, sendo o muro removido ao final do evento.

O primeiro muro fixo de escalada indoor só foi construído em 1997 pela empresa trilhas Gerais, onde ouve uma prática frequente desse tipo de escalada até o ano de 2005. Por volta do ano de 2007, o grupo de aventura Sertão Calango montou o primeiro espaço para boulder (categoria de escalada sem uso de equipamentos) da cidade, mantendo-se até o início de 2012.

Em seguida, montaram um muro em uma academia próxima ao parque municipal.

Fonte: http://gazetanortemineira.com.br/index.php/notícias/detalhe/esporte/3672

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Foi jurado do Rio Mountain Festival e já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias.

There are 4 comments

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.