Site disponibiliza mapa topográfico do Monte Everest para download gratuito

Como todos devem saber, o Monte Everest, conhecido pela pululação local no Nepal como Sagarmāthā (no Tibet como Chomolungma), é a montanha de maior altitude do planeta Terra. Embora seja a mais alta, em relação ao nível do mar, não é a mais difícil. É também a montanha acima dos 8.000 metros mais frequentada no mundo. Todos os anos há uma média de 1.000 pessoas chegando ao seu cume, pelos mais variados motivos.

Apesar da rota padrão não colocar desafios substanciais na técnica de escalada, o Monte Everest apresenta perigos, tais como mal da montanha, condições climáticas, vento, bem como os perigos objetivos importantes, como avalanches.

Foto: Shrimpo1967 | http://wikipedia.com

Foi divulgado no dia de ontem uma foto (posteriormente convertido em PDF), um levantamento topográfico do Monte Everest, com todas as curvas de nível da montanha mais alta do mundo.

Apesar de ter resolução baixa (2.400 x 1.600 pixels), é possível verificar os pontos de maior, ou menor, inclinação da montanha.

Para visualizar a foto, acesse: https://i.imgur.com

Origem do nome Everest

O Monte Everest foi assim chamado pelo governador-geral da Índia colonial britânica sir Andrew Scott Waugh, em homenagem a galês sir George Everest, que junto de Radhanath Sikdar (matemático e topógrafo indiano de Bengala), por meio de cálculos matemáticos trigonométricos, foram os primeiros a identificar o Everest como a montanha mais alta do globo em 1852.

No ano de 1856, então conhecido como Pico XV, foi realizado o Grande Levantamento Trigonométrico da Índia (projeto do Survey of India executado ao longo do século XIX) que estabeleceu a primeira altura publicada do Monte Everest em 8.840 metros. Entre os grandes feitos do “Survey”, além da demarcação dos territórios britânicos na Índia, está a medição da altitude das montanhas do Himalaia: Monte Everest (8.848 m), o K2 (8.611 m), e o Kanchenjunga (8.586 m).

A altura oficial atual de 8.848 m, conforme reconhecido por China e Nepal, foi estabelecida por uma pesquisa indiana de 1955 e posteriormente confirmada por uma pesquisa chinesa em 1975. No ano de 2005, a China recalculou a altura da montanha, que chegou ao resultado de 8.844,43 m.

Para fazer o download do mapa topográfico do Monte Everest acesse: https://blogdescalada.com/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.