Montanhista russo pretende cobrir corpos abandonados no Everest – O objetivo é dignificar os falecidos na montanha

O montanhista russo Oleg Savchenko partiu para o Monte Everest nesta temporada 2017 com um objetivo definido na cabeça: dignificar montanhistas falecidos na tentativa de subir ao topo do mundo. Savchenko estará liderando uma expedição para cobrir aproximadamente 15 corpos de montanhistas falecidos e que estão a aproximadamente 8.300 metros de altura.

A expedição liderada pelo russo se apresentou na semana passada na capital de seu país, com a declarada missão de cobrir os corpos com tecidos especiais em uma técnica que é chamada de encapsulamento.

Os tecidos que serão utilizados são projetados para decompor com o tempo, mesmo sob temperaturas severas. O tecido suporta amplitudes térmicas de -80ºC a 80ºC.

A expedição russa irá levar para o Monte Everest aproximadamente 50 metros deste material que, segundo os cálculos da equipe, deve servir para cobrir de 10 a 15 corpos.

Atualmente há no Monte Everest aproximadamente 280 corpos de montanhistas que faleceram na tentativa de chegar ao cume da montanha. Os corpos de montanhistas falecidos no Everest são um debate constante pela comunidade escaladora e levantada a cada temporada pela mídia.

Em uma reportagem exclusiva para a América Latina, a Revista Blog de Escalada já abordou assunto no ano de 2012.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.