Montanhista falece em acidente na região Mendoza na Argentina

Um montanhista faleceu na montanha no dia de ontem na região de Vallencitos, na província de Mendoza, Argentina. Ezequiel Bassanese, de apenas 24 anos de idade, faleceu após cair de 400 metros, enquanto tentava fazer cume com amigos no Cerro Rincón (5.330 m). Bassanese era professor de Educação Física e também aluno da Escuela Provincial de Guías de Montaña de Mendoza.

Ezequiel Bassanese e seus amigos tinham decidido tentar a escalada no Cerro Rincón por sua própria conta. A atividade não fazia parte de qualquer exercício da escola de guias. O montanhista perdeu equilíbrio na parte da montanha conhecida como “Súper Canaleta”, uma via de acesso de grande dificuldade até a normal desta montanha.

Foto: https://losandes.com.ar/

O Cerro Rincón é considerado um clássico do Cordón de Plata, que é considerado uma montanha ideal para preparação para escaladas no Aconcágua (6.962 m). Cordón del Plata é uma cadeia montanhosa, com diversas montanhas com altitudes diferentes, que pertence à cordilheira dos Andes e que fica muito próxima ao Aconcágua. O Cerro Plata (5.968 m), o ponto culminante desta cadeia montanhosa.

A via escolhida por Ezequiel Bassanese e seus companheiros requer equipamentos de escalada muito específicos e no momento, fora da temporada de ascensões ao Aconcágua, está tomada pela neve. De acordo com os guias de montanha do local, o Cerro Rincón é conhecido por possuir gelo muito fino. A “Súper Canaleta” possui uma dificuldade extra, que é a necessidade de saber técnicas de escalada em gelo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.