Livro da Semana: “The Andes” – Evelio Echevarria

Cada modalidade esportiva possui um local “obrigatório”, que chancelaria o praticante diante da comunidade. Qualquer montanhista ou escalador que tenha respeito por si mesmo, tem a obrigação de ir visitar algum local na Cordilheira dos Andes.

Com 8.000 km de extensão, possui locais inesquecíveis e indescritíveis. Na América do Sul, qualquer outro percurso ou cenário para a prática do montanhismo é incomparável. A Cordilheira dos Andes é, depois do Himalaia, a mais alta do planeta.

Foto: Sevi Bohórquez | www.andesinfo.blogspot.com.ar

Contar a história de como foi o desenvolvimento da prática do montanhismo na Cordilheira dos Andes que o autor chileno Evelio Echevarria procurou contar em seu livro “The Andes: The Complete History of Mountaineering in High South America”. Atualmente morando nos EUA, onde trabalha como professor emérito da Colorado State University, o escritor é montanhista desde os 18 anos de idade. Segundo consta, Echevarria já explorou mais de 200 cumes de montanhas virgens nos Andes ao longo dos 65 anos de prática da atividade.

Eternizar a história do montanhismo, compilando dados e fotos histórias, em uma obra de mais de 800 páginas, com 290 ilustrações e 60 mapas faz com que a obra seja um documento inigualável para responder várias perguntas e questionamentos a respeito do montanhismo na América do Sul.

Obras como “The Andes”, são fundamentais para que montanhistas aprendam sobre a história do local e do próprio esporte, além de obter conhecimento de quais são as verdadeiras marcas e importâncias de montanhistas. O livro é resultado de mais de 35 anos de pesquisa e compilação sobre o assunto que, junto de 61 viagens a localidades da Cordilheira dos Andes, o torna um documento único.

A obra, entretanto, não é voltada para recontar histórias particulares e “cheias de mistério e ação”. Por isso, quem espera um livro com um compilado de histórias pode se decepcionar. Há ali o mesmo ritmo e abordagem dos livros de histórias amplamente usados nas escolas e instituições de ensino. “The Andes” possui ainda um preciosíssimo documento com uma lista de mais de 3.000 montanhas, com suas respectivas primeiras ascensões.

Ficha Técnica

  • Título: The Andes: The Complete History of Mountaineering in High South America
  • Autor: Evelio Echevarria
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2018
  • Número de páginas: 840
  • Editora: Joseph Reidhead & Company Publishers

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.