Momentos decisivos: A importância de dar um passo para trás e observar situações

Por Hayden Jamieson

Grande parte da minha carreira de escalada foi definida por um único dia nas montanhas. Esse dia ocorreu no verão de 2016, quando sofri um acidente enquanto escalava no Karakoram do Paquistão. Eu caí, machuquei gravemente meu pé e precisei de um resgate extenso. Eu manquei e fui apoiado por amigos por quase quatro dias para chegar aos serviços médicos mais próximos.

Além de minha própria experiência épica, dois de meus amigos e heróis, Scott Adamson e Kyle Dempster, nunca voltaram para casa de sua expedição a Karakoram. Costumo conversar com gerações mais antigas de escaladores que se referem a esses momentos decisivos e como eles nos fazem perceber que não somos invencíveis. Este evento foi um momento decisivo para mim. Ao longo do meu final de adolescência e início dos 20 anos, muitas vezes não me dei conta de todas as variáveis ​​que entram em jogo ao escalar em situações perigosas ou arriscadas. Isso mudou. Como qualquer um pode imaginar, esse momento definidor de Karakoram teve repercussões mentais significativas na maneira como eu me carrego agora.

Eu tenho trabalhado com o programa de treinamento mental The Warrior’s Way no ano passado. Arno Ilgner, autor de O caminho do guerreiro da rocha e Jeff Lodas, um de seus treinadores, selecionaram vários atletas Evolv, inclusive eu, para participar do desenvolvimento de uma nova dimensão em seu currículo. Eu me perguntava como esse treinamento poderia me ajudar a trabalhar com a experiência de Karakoram, então eu estava ansioso para participar.

Para mim, uma das principais coisas que o Warriors’ Way me permitiu fazer foi dar um passo para trás e observar minhas situações de um ponto de vista mais objetivo. Posso observar meus pensamentos automáticos e reativos e como me comporto e faço mudanças. Essa abordagem observacional e baseada na consciência permitiu-me ver as situações como um espectador em vez de um ser emocionalmente carregado. Por causa disso, a clareza de minhas decisões foi dramaticamente alterada.

Por exemplo, estando bem acima de uma chapa em uma escalada esportiva íngreme, posso começar a ficar muito nervoso com a queda, começar a duvidar de minha habilidade e perder o foco. Com a clareza de perceber a natureza objetiva e de baixo risco da situação, coloquei a confiança em minha seguradora para segurar uma queda efetivamente; a parede é tão íngreme que eu não vou impactar de forma violenta; Eu estou ciente do gerenciamento de corda para não virar de cabeça para baixo; Eu me sinto livre para escalar em um comportamento relaxado e focado.

Com base na abordagem baseada em observações, também comecei a concentrar minha energia em uma abordagem baseada na curiosidade. Isso se manifestou de muitas maneiras, tanto na escalada quanto na vida. Acima de tudo, no entanto, acho que é uma fonte de inspiração para dar o meu melhor esforço absoluto sem a pressão adicional de se preocupar com sucesso ou fracasso. Em Yosemite, na primavera passada, essa abordagem baseada na curiosidade me ajudou a realizar um grande objetivo meu: escalar The Freerider em El Cap. Nas semanas e meses construindo a escalada da via, passei horas me perguntando se eu seria capaz, se me encaixaria o suficiente, se seria corajosa o suficiente para guiar as cordadas assustadoras e forte o suficiente para aguentar quando as coisas ficassem difíceis.

Jeff Lodas, meu treinador de treinamento mental ao longo do ano, me lembrou que eu deveria entrar em cada cordada com o mínimo de preconceitos possíveis. Ele sugeriu que eu olhasse a via como um todo, decidisse se havia alguma cordada que eu deveria legitimamente ser cautelosa, e engajar cada passo com curiosidade, em vez de ansiedade sobre o que cada lance pode ou não ser. Ao ver o desafio diante de mim como algo para investigar com curiosidade, senti-me livre para escalar o meu melhor e realmente aproveitei meu tempo na parede, em vez de me preocupar com a dificuldade que viria a seguir.

Tomar a decisão de participar do treinamento Warriors Way foi outro momento decisivo que tem sido fundamental para permitir que eu avance e supere o meu acidente no Paquistão. Embora o acidente não seja algo que logo esquecerei, sinto a liberdade de incorporá-lo à minha vida diária sem permitir que ele me consuma com medo e ansiedade. Eu posso estar ciente do seu impacto e curioso sobre como integrá-lo da melhor maneira possível.

Todo o tempo que passei intencionalmente treinando minha mente me mostrou absolutamente o valor da força mental e da consciência sobre qualquer outra forma física que eu possa treinar em uma academia de escalada. Wolfgang Güllich estava certo quando disse: “O cérebro é o músculo mais importante para a escalada”.

1-WarriorsWaylogo_

O livro “The Rock Warrior Way – Mental Training for Climbing” está à venda traduzido para a língua portuguesa no Brasil em: http://www.companhiadaescalada.com.br/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.