Miho Nonaka: Quem é uma das maiores candidatas ao ouro olímpico na escalada

Natural de Toshima (um dos 23 bairros de Tóquio), a japonesa Miho Nonaka, de apenas 21 anos de idade, é uma das mas favoritas a ganhar a medalha de ouro na estreia da escalada nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Seu pai e sua irmã a apresentaram a escalada quando ela tinha 9 anos.

Sua estreia foi em um ginásio de Ikebukuro (distrito comercial e de entretenimento em Toshima). Na ocasião, Miho ficou incomodada com a superioridade que sua irmã mais velha apresentou na ocasião. Decidida a mudar a história, começou a treinar forte para superar a irmã. Ao mesmo tempo que fazia isso, viu que tinha talento para o esporte e passou a se dedicar às competições.

Para que pudesse se dedicar mais aos treinamentos, foi estudar em uma escolha particular, para que assim pudesse se concentrar nos seus treinamentos. Desde então treina forte. Desde que competiu pela primeira vez Copa do Mundo aos 17 anos, ganhou destaque pela sua concentração e força, ficando em 42º, quando competiu em vias guiadas.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por NONAKA MIHO / 野中 生萌 (@nonaka_miho) em

Porém quando se dedicou em sua principal especialidade, o boulder, estreou ficando em 5º em 2014. No ano seguinte conquistou o 3º, para posteriormente alcançar o vice-campeonato. Ao todo, já ganhou 19 medalhas em etapas da Copa do Mundo de Escalada e Campeonatos Mundiais. Sua progressão ao topo do ranking é sensivelmente das mas impressionantes da história recente da escalada de competições.

Recentemente, assim como os principais atletas do mundo, começou a competir também em velocidade e em escalada guiada. Nesta temporada Miho Nonaka ganhou uma medalha de ouro e seis medalhas de bronze nas seis etapas da Copa do Mundo de Escalada do IFSC.

O ponto forte de Nonaka está em seus movimentos poderosos e dinâmicos, raros entre os escaladores japoneses. Seu espírito competitivo também a ajudou a se destacar: “Eu odeio perder em qualquer coisa”, afirma.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por NONAKA MIHO / 野中 生萌 (@nonaka_miho) em

Atualmente se dedica a ser a primeira mulher a ganhar uma medalha olímpica. Em entrevistas a veículos de comunicação demonstra determinação. mas também chama a atenção uma de suas declarações : “Eu quero que as crianças experimentem escalada na escola“.

Uma preocupação cada vez mais constante de atletas de alto rendimento e que demonstra que sua vaidade pessoal está abaixo da gratidão ao esporte que pratica. Faz parte de seus sonhos possuir um ginásio de escalada e devolver tudo aquilo ao esporte que a transformou.

Sua preparação passa por treinamentos físicos, mas também horas e horas de vídeos que assiste após os treinos. Vídeos tanto de homens como também de mulheres. Além disso, provando ser perfeccionista, assiste aos próprios vídeos, para analisar erros e acertos. Quando perguntada sobre seu futuro, confessa: “quero que meu nome se torne sinônimo do esporte”.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por NONAKA MIHO / 野中 生萌 (@nonaka_miho) em

Fora do esporte, Miho Nonaka demonstra interesse em moda e viagens a cidades conhecidas da Europa. Fã confessa de Naomi Watanabe, comediante e estilista japonesa, planeja repensar o visual de escaladores esportivos em um futuro próximo.

Mas de cada pergunta feita à escaladora, a resposta sempre passa pelas Olimpíadas. Seu objetivo é ganhar o ouro em Tóquio, quando terá 23 anos de idade.

Nonaka tem outra ambição para a escalada esportiva: mudar a imagem do esporte no Japão para algo mais elegante e agradável, para atrair mais jovens.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por NONAKA MIHO / 野中 生萌 (@nonaka_miho) em

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.