Como ter uma mentalidade empreendedora em projetos de montanhismo

Edwin Land estava de férias com sua família no final dos anos 1940. Ele tirou muitas fotos para registrar suas aventuras. Seus filhos pequenos estavam animados e queriam vê-los. Ele garantiu que eles poderiam ver as fotos em uma semana. Hoje podemos tirar fotos digitais e compartilhá-las imediatamente, mas não era assim no meio do século XX. Filmes fotográficos expostos tinham que ser revelados em salas escuras, o que levava cerca de uma semana para ser feito. Uma das crianças de Land perguntou: “Por que temos que esperar uma semana, papai?”

Poderíamos descartar tais perguntas infantis ou poderíamos prestar atenção a elas. Edwin Land era um empreendedor e aprendera a ser curioso sobre questões comuns. Ele levou a pergunta de seu filho a sério. Essa pergunta levou-o a desenvolver a Polaroid Land Camera, que revelava fotografias em sessenta segundos.

Os empresários veem a vida de forma diferente do resto. Muitos de nós vemos problemas e desejamos que estes desapareçam; os empresários veem problemas e os transformam em oportunidades. Na verdade, o sucesso em qualquer empreendimento empresarial depende da identificação das necessidades não atendidas das pessoas (problemas) e da descoberta de formas de ajudá-las a atender a essas necessidades. Os empreendedores preveem que essas necessidades não atendidas melhorem a vida das pessoas.

Os empreendedores fazem “perguntas de oportunidade” como: “Como eu poderia …?” As “perguntas de oportunidade” estimulam o processo criativo. Um ótimo exercício que podemos fazer é perceber problemas, reclamações ou frustrações na vida das pessoas e registrá-las em um livro. Isso nos dará ideias para iniciar um negócio para criar produtos ou serviços que ajudem a atender às necessidades das pessoas.

Podemos aplicar a mentalidade empreendedora às nossas próprias escaladas e vidas. Podemos notar necessidades não satisfeitas que causam problemas, nos levam a reclamar ou a ficar frustrados. Podemos começar a ver os tipos de coisas que nos incomodam e como podemos mudar nossa perspectiva.

Rabo de Cavalo

Digamos que temos um problema de cair continuamente no crux do nosso projeto. Ficamos frustrados e reclamamos do nosso nível de força, condições ou treinamento ineficaz. A mentalidade empreendedora desloca nossa atenção do problema para a oportunidade. Nos permite fazer uma pergunta sobre a oportunidade: “Como posso passar o crux e não cair?” Imediatamente, a queixa e a frustração desaparecem. Isso muda nossa atenção, permitindo que nos tornemos curiosos, o que automaticamente nos ajuda a pensar em opções:

  • Talvez precise alterar meu ritmo na via para economizar energia.
  • Talvez eu precise fazer um treinamento físico diferente que atinja esse crux específico.
  • Talvez precise ficar mais tempo em repouso para recuperar energia.
  • Talvez precise me movimentar mais rapidamente para economizar energia.
  • Preciso praticar a queda para diminuir esse medo.
  • Talvez eu precise alterar a sequência que estou fazendo no crux.

Nenhuma dessas opções pode resolver o problema. No entanto, faremos um progresso mais rápido em relação à solução com a mentalidade empreendedora. Encontrar a solução pode exigir que você trabalhe em todas as opções listadas e nas opções adicionais que descobriremos até encontrá-la. Um grande benefício, porém, é envolver todo o processo com curiosidade, o que não só resolve o problema mais rapidamente, como também nos divertimos mais fazendo isso.

Mudar a perspectiva sobre nossas necessidades não atendidas muda nossas vidas. Empreendedores transformam reclamações em elogios, frustrações em curiosidades e problemas em oportunidades. A mentalidade empreendedora torna nossas vidas melhores. Podemos não desenvolver o próximo aparelho tecnológico, mas seremos mais engajados e aproveitaremos os problemas que resolvemos para atender às necessidades não atendidas.

Dica prática: “Como eu poderia…?”

Sempre terá problema na sua vida. Portanto, também poderá mudar a maneira que pensa sobre eles. Não se concentre em desfazer dos problemas, busque-os ativamente.

Faça a “pergunta de oportunidade” uma vez que tenha encontrado um problema:

  • “Como posso resolver este problema?”

Logo, enumere várias opções quanto possa e analise acada opção. Encontrará a solução com análise suficiente e se divertirá fazendo isso.

1-WarriorsWaylogo_

O livro “The Rock Warrior Way – Mental Training for Climbing” está à venda traduzido para a língua portuguesa no Brasil em: http://www.companhiadaescalada.com.br/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.