Médicos do Reino Unido estão receitando como tratamento trekking e observação de aves

Médicos do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) estão começando a receitar como tratamento de seus pacientes, a prática de trekking e também observação de aves.

A prática de ambas as atividades vem da percepção de médicos britânicos que começaram a perceber que um determinado tempo ao ar libre é um excelente tratamento para problemas de saúde. Os médicos das Ilhas Shetland (arquipélago composto por mais de cem ilhas, das quais quinze são habitadas), na Escócia, estão prescrevendo como tratamento o que, em tradução livre do inglês, seria “prescrições de natureza”.

O motivo dos médicos do arquipélago receitarem as atividades tem até mesmo uma explicação cultural: as Ilhas Shetland possuem uma natureza exuberante, repleta de formações rochosas, trilhas agradáveis e milhares de aves migratórias que passam pela região.

O NHS Shetland, a autoridade de saúde do arquipélago escocês, autorizou os médicos a prescreverem contatos com a natureza não como substitutos dos cuidados de saúde tradicionais (pelo menos não exclusivamente), mas como um complemento saudável do paciente. A intenção é que o programa obtenha sucesso e abra os olhos da comunidade médica tradicional para tratamentos “não-tradicionais” para o corpo e a mente.

Caminhar, nadar, andar de bicicleta, ou até mesmo apenas ficar ao ar livre e em movimento, mostraram através de estudos científicos ter efeitos de saúde extremamente benéficos. Para adoção do programa de “prescrição de natureza” as autoridades escocesas publicaram um calendário sazonal, junto com a ajuda de uma sociedade de observação de aves, com sugestões para visitação.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.