Norte-americana Margo Hayes encadena via de 12a na Espanha

A escaladora americana Margo Hayes encadenou a via “Papichulo”, localizada em Oliana na Espanha, e se firma como das escaladoras esportivas mais fortes da atualidade. Hayes, em um passado recente, fez história ao tornar-se a primeira mulher a encadenar uma via de graduação 9a+ Francês (12a brasileiro). Esta foi a 19ª ascensão da via, e a primeira feminina.

A via “Papichulo” possui quase 50 metros, e teve sua primeira ascensão realizada por Chris Sharma em 2008. A via é considerada o entre os 9a+ Francês (12a brasileiro) mais repetidos do mundo. Margo Hayes conquistou recentemente uma vaga na seleção norte-americana de escalada e para vários veículos de comunicação dos EUA afirmou sua esperança de classificar-se para as Olimpíadas de Tóquio 2020.

Ao que parece o treinamento em ginásios de escalada para fazer parte do time norte-americano tem feito a diferença. Uma vez mais Margo Hayes faz história, tornando-se agora, com apenas 21 anos de idade, a primeira mulher a completar a trilogia do 9a+ Francês (12a brasileiro). As vias “La Rambla” (Siurana – Espanha) em 2017 e “Biographie” (Ceüse – França) no mesmo ano, constam no seu breve, mas impressionante, curriculum.

Para esta chamada “trilogia”, somente os escaladores Chris Sharma, Ramón Julián, Adam Ondra, Sachi Amma, Jonathan Siegrist, Patxi Usobiaga, Jon Cardwell e Piotr Schab realizaram a façanha. Agora Margo Hayes, a primeira mulher, entra para este “clube”.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por MΔRGΩ HΔΨΣS? (@margojain) em

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.