Simplicidade e Elegância: Conheça as principais marcas outdoor escandinavas (e que deveriam ser famosas)

Pergunte a um designer de produto qual o estilo de design que mais o atrai e, seguramente, grande parte citará o estilo escandinavo. Prezando pelo conforto e o minimalismo, o estilo escandinavo de design teve sua origem no norte da Europa, por volta do século XX, abrangendo os países como Noruega, Finlândia, Suécia e Dinamarca.

A Escandinávia é uma região geográfica da Europa que abrange Dinamarca, Suécia e Noruega. Num sentido mais amplo, a Escandinávia pode também abranger a Finlândia, as ilhas Feroe e a Islândia. A palavra Escandinávia tem sua origem no Império Romano, quando os romanos acreditavam que as terras situadas ao norte da Alemanha (na época conhecida como Germânia) eram uma ilha chamada Scania. Os países escandinavos foram habitados pelos vikings, o que reforça ainda mais as semelhanças culturais e históricas.

Um dos principais nomes do design escandinavo é o finlandês Kaj Franck. Graduado em Arquitetura de Interiores, o designer participou de várias feiras internacionais e ganhou vários prêmios ao longo de sua carreira, sendo conhecido por seus trabalhos de valor estético em vidro e cerâmica. Um outro designer de destaque é o dinamarquês Hans Wegner, que com seu estilo ganhou grande destaque no mundo aliando as formas modernas e orgânicas à funcionalidade. Além destes citados, os designers Arne Jacobsen, Verner Panton, Eero Saarinen, Nanna Ditzel e Louise Campbell impactaram a história do design moderno.

Por causa disso, a Escandinávia é considerada por muitos como a região que tem se mostrado o celeiro da vanguarda e bom gosto do design por muito tempo. O design escandinavo é referência mundial por possuir uma mistura única que agrega funcionalidade, conforto e simplicidade. Esta mesma característica pode ser constatada nas marcas de produtos outdoor que vem sendo considerado uma grande novidade para o resto do mundo. Empresas do mercado americano já estão começando a ficarem preocupadas com a fatia de mercado que estão perdendo para as marcas de produtos outdoor escandinavos.

Caso este tipo de dado pareça uma invenção, vou exemplificar. Na Noruega, de acordo com pesquisas realizadas pelas marcas esportivas europeias (divulgadas na ISPO de 2018) quase 90% da população adulta são entusiastas de esportes outdoor. Na região existe um ditado, o qual reflete na qualidade dos produtos fabricados lá, que afirma que”não existe tal coisa como mau tempo, apenas roupas ruins”.

Algumas marcas escandinavas já dominam o mercado outdoor há algum tempo. Marcas como Suunto (relógios), Primus (fogareiro), Peak Performance (Roupas para neve) e Ecco (calçados). Porém, abaixo estão listadas marcas que são desconhecidas do grande público (sobretudo na América Latina).

Fjällräven (Suécia)

Fundada na década de 1960, a Fjallraven é a mais famosa marca de roupas e equipamentos outdoor da Suécia. O seu principal produto, o qual foi sucesso de vendas, foram os modelos de mochilas resistentes.

Quando a marca lançou a Kånken, no ano de 1978, o mais icônico produto da marca, voltado para crianças usarem na escola, foi quando a marca explodiu. Esta mochila clássica mantém o mesmo design há mais de 35 anos.

Fundada por Åke Nordin, uma espécie de Yvon Choinard sueco, aos 14 anos quando decidiu inventar uma mochila com estrutura que fosse mais usual do que os modelos existentes. Desde os anos 1960, quando funcionava artesanalmente no porão da família, até o final da década de 1970, a Fjallraven foi aperfeiçoando seus modelos e o processo de fabricação. Por ser um modelo clássico, há dois anos a mochila tornou-se objeto de desejo de hipster de todo o mundo, sobretudo no Brasil.

No momento, a Fjallraven não tem um representante oficial no Brasil.

Mais informações: https://www.fjallraven.com


Haglöfs (Suécia)

A Haglöfs foi fundada em 1914 na Suécia por Wiktor Haglöf e é hoje um dos maiores fornecedores mundiais de equipamentos para atividades outdoor.

No ano de 1987, a empresa foi dividida em duas: Sacci, que fabrica equipamentos militares, serviços de emergência, etc.

A outra parte, batizada de Haglöfs que fabrica principalmente equipamentos para o público em geral.

No ano de 2010 a empresa japonesa ASICS comprou a Haglöfs.

Hoje, a Haglöfs é a maior fornecedora de produtos outdoor da região nórdica e produz mais de um milhão de produtos anualmente distribuídos em mochilas, sacos de dormir, roupas e calçados.

Mais informações: https://www.haglofs.com


WeSC (Suécia)

A WeSC (We are the Superlative Conspiracy – Somos uma conspiração superlativa), foi fundada em 1999 e rapidamente se tornou uma das marcas mais populares da Suécia. A marca tornou-se famosa através do patrocínio a muitos artistas e músicos underground com ligações ao mundo do skate com a roupa.

O foco do design dos produtos da WeSC é o lifestyle.

Mais informações: https://shopwesc.com


Hestra (Suécia)

A Hestra é uma empresa familiar, fundada em 1936, especializada em fabricar luvas para montanhismo e prática de ski. Desde seus primeiros produtos, a qualidade apresentada era tão superior, que logo tornou-se o principal produtor de luvas, tanto para trabalhadores como lenhadores, como para a aristocracia sueca.

Fundada por Martin Magnusso, quando montou uma oficina em uma fazenda começou a fazer luvas para os lenhadores locais. No ano de 1937, uma pista de esqui foi inaugurada nas proximidades e à medida que crescia sua popularidade, Magnusson viu um novo mercado para suas luvas duráveis ​​de alta qualidade. Seus filhos se tornaram esquiadores ​​e começaram a trabalhar na empresa familiar desde a adolescência. Ao longo dos anos, a fama a respeito das luvas se espalhou para lugares além da aldeia de Hestra.

Desde então as gerações da família Magnusson entraram na empresa e levaram adiante o negócio da família. Embora a marca seja popular em todo o mundo, ainda é um legítimo negócio familiar. O design e o desenvolvimento são feitos na sede da cidade.

Mais informações: https://hestragloves.com


Norrøna (Noruega)

Norrøna é uma marca norueguesa de roupas e equipamentos outdoor, fundada em 1929 por Jørgen Jørgensen. Atualmente a empresa é dirigida por seu bisneto, também chamado Jørgen Jørgensen. Norrøna é conhecida pela inovação e emprega 17 dos seus 55 funcionários em pesquisa e desenvolvimento.

A empresa introduziu a primeira tenda de túnel (tunnel tent) para montanhistas em 1972, desenvolveu um padrão ergonômico para mochilas e introduziu o Gore-Tex na Europa em 1977. Norrøna popularizou as cores “chamativas” em roupas outdoor.

Mais informações: https://www.norrona.com


Helly Hansen (Noruega)

Helly Hansen é uma produtora norueguesa de equipamentos para esportes outdoor e trabalho náutico fundada em 1877 por Helly Juell Hansen. Trabalhando em seu porão, jusnto com sua esposa, trabalhou incansavelmente na criação de roupas de trabalho para longos dias no mar. Com apenas um ano de existência, Helly Hansen recebeu o primeiro de muitos prêmios na Exposição Mundial em Paris (Expo de 1878).

No início de 1900, as pessoas começaram a ter mais tempo livre e Helly Hansen foi uma das primeiras a projetar roupas para diferentes propósitos. A Helly Hansen adicionou equipamentos de camping e vela à linha de produtos em constante evolução, bem como roupas modernas à prova de chuva para uso urbano.

Depois da Segunda Guerra Mundial, Helly Hansen foi uma das primeiras empresas a adotar o plástico na produção de roupas e esta foi uma inovação tecnológica que revolucionou a indústria do vestuário substituindo o óleo de linhaça por PVC.

Mais informações: https://www.hellyhansen.com


Helsport AS (Noruega)

A Helsport foi fundada em 1951 por Arild Helliksen (no ano de 1974 assumiu o nome de Helsport AS) e, embora poucas pessoas saibam, foram das primeiras empresas a desenvolver os primeiros sacos de dormir já em 1954 e barracas para camping em 1957.

Desde então, grandes inovações ocorreram em detalhes, tecidos e outros materiais. A empresa rebe prêmios de design constantemente, sendo o primeiro já em 1968 e em 2013.

Mais informações: https://www.helsport.no


66° North (Islândia)

A 66 ° North foi fundada em 1926 por Hans Kristjánsson com o objetivo de fazer roupas de proteção para os pescadores e trabalhadores islandeses do Atlântico Norte. Kristjánsson vivia em uma região do país onde as condições meteorológicas eram muito duras e roupas adequadas eram simplesmente uma questão de vida ou morte para os pescadores islandeses.

Hans era muito interessado em criar roupas para resistir às duras condições que os pescadores enfrentavam nos mares da Islândia, então ele se mudou para a Noruega para aprender como costurar e projetar roupas para pescadores.

Quando Hans se mudou de volta para Suðureyri, ele fundou a Sjóklæðagerð Íslands em 1926. Posteriormente ele rebatizou o nome da empresa para 66° North, linha latitudinal do Círculo Ártico. Logo depois que a empresa foi fundada, começou a fazer roupas para pessoas que trabalham em diferentes indústrias. Muitas pessoas queriam usar suas roupas de trabalho para sua vida cotidiana.

A empresa respondeu projetando suas roupas de forma a se adequar tanto ao trabalho quanto à vida privada. Atualmente a A 66° North é conhecida como uma marca que sempre fez roupas técnicas, com a mesma qualidade que os mais exigentes montanhistas necessitam, só que para o uso diário.

Mais informações: https://www.66north.com


Nordisk (Dinamarca)

Esta é provavelmente a marca de exterior mais conhecida da Dinamarca. Eles oferecem uma ampla gama de roupas e equipamentos há mais de 100 anos. Seu foco é criar os projetos mais simples possíveis para manter o peso baixo e os pontos fracos ao mínimo.

Fundada em 1901, a Northern Feather foi a primeira empresa dinamarquesa a concentrar 100% em plumas e penas. Em 1967, a Nordisk Freizeit foi fundada como subsidiária da Northern Feather.

No início dos anos 40, a Nordisk Fjer começou a desenvolver e produzir os primeiros sacos de dormir com penas e plumas.

Mais informações: https://nordisk.eu/

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.