Marca esportiva divulga guia de design circular para designers adotarem sustentabilidade

A empresa norte-americana Nike divulgou esta semana um guia de design circular, para auxiliar no desenvolvimento de produtos, práticas e comportamentos conscientemente projetados. Com o título de “Circularity: Guiding the Future of Design”, é um guia de design, distribuído gratuitamente, que permite que estudantes, designers, estúdios e membros da indústria adotem a sustentabilidade e ‘pensamento circular’.

Conceitualmente, se o lixo produzido a partir de um produto é um erro de design, o design circular é um elemento fundamental para criar-se um mundo “sem lixo”. No produto que implementar as filosofias de design circular, os produtos e sistemas são projetados para manter o valor dos recursos em circulação para as gerações futuras. Apesar de parecer ligado á reciclagem, na verdade é um pouco mais que isso. Mais do que reciclar e eduzir o lixo, o design circular quer acabar com o conceito de lixo.

O conceito de design circular baseia-se no conceito Cradle to Cradle (C2C), que quer dizer quer dizer “do berço ao berço”, criado pelo arquiteto norte-americano William McDonough e pelo engenheiro químico alemão Michael Braungart e publicados em um livro-manifesto no ano de 2002 (No Brasil publicado em 2014). O pensamento “do Berço ao Berço” surge em oposição à ideia de que a vida de um produto deve ser “do berço ao túmulo”. Para uma indústria C2C, a ideia central é que os recursos sejam geridos em uma lógica circular de criação e reutilização, na qual cada passagem de ciclo torna-se um novo “berço” para determinado material.

O Guia foi elaborado em colaboração com os alunos e funcionários da Central Saint Martins, da University of the Arts de Londres, inspirando-se no Global Fashion Agenda e insights da Ellen MacArthur Foundation. O Guia de Design Circular visa capacitar designers com as ferramentas certas para projetar visando a longevidade, bem como considerando a jornada inteira de um produto. O guia analisa todos os aspectos do processo de design e acrescenta insights importantes sobre como fazer escolhas conscientes de materiais, como a tecnologia Flyknit da Nike, que elimina a necessidade de moldar formas de tecido, que causa desperdício.

O guia também ensina a como fazer a escolha do Flyleather, um material de couro que parece, sente e cheira como um couro natural. O material é feito pela utilização de pelo menos 50% de fibras de couro recuperadas em um processo inovador e ambientalmente sustentável e movido a água.

Outros capítulos do guia falam sobre desmontagem ou como o produto seria desmembrado para reutilizar ou reciclar componentes diferentes. O mais interessante, do ponto de vista do design, é a abordagem da circularidade na embalagem, talvez um dos maiores desafio pós-desenvolvimentos do design industrial.

O Guia de Design Circular, na íntegra, está disponível no link: https://www.nikecirculardesign.com/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.