Mãe e filha se preparam para escalar juntas o Monte Aconcágua no final do ano

Reconhecidos como a primeira família de montanhistas do Brasil, a Família Gribel é formada por Eduardo, Adriana, André, Renato e Mariana. Com uma história consolidada no montanismo, a família se prepara para para mais uma conquista: em dezembro próximo, Adriana e Mariana, respectivamente mãe e filha, irão escalar o Monte Aconcágua (6.962 m).

Esta será a estreia de Mariana, filha mais nova em expedições de montanha e a segunda vez de Adriana. O objetivo é que todos os integrantes da família cheguem ao topo do Monte Aconcágua.

Foto: Cortesia Familia Gribel

Intitulada “Expedição Aconcágua 2.0”, esta escalada é a continuação da expedição realizada por quatro dos cinco membros da família em 2010.

Na época, apenas Adriana não conseguiu chegar ao cume, pois foi acometida pelo “mal da montanha” a apenas 800 metros para chegar ao topo. Para essa nova expedição Adriana afirma que está melhor preparada.

Família Gribel

Foto: Cortesia Familia Gribel

Formada por Eduardo, Adriana, André, Renato e Mariana, a Família Gribel é considerada a primeira família de montanhistas do Brasil e já contabilizam mais de 20 expedições por todo o mundo ao longo de 24 anos de história.

A primeira escalada foi realizada em 1994, quando Eduardo e Adriana exploraram o Vulcão Batur (1.717 m), localizado na Indonésia. A experiência foi tão marcante que na viagem seguinte, o casal levou os filhos para sítios arqueológicos no México.

Foto: Cortesia Familia Gribel

Um dos grandes desafios da família agora é concluir o “Projeto 7 Cumes do Mundo”, que consiste em subir as sete montanhas mais altas de cada continente. Os Gribel já concluíram três das sete Kilimanjaro (5.895 m) duas vezes, em 2007 e 2017 respectivamente, Monte Aconcágua no ano de 2010 e o Elbrus (5.642 m) em 2016. O Monte Everest (8.848 m) já está nos planos e deve ser escalado em 2020. “Seremos a primeira família de montanhistas a chegar ao cume”, prevê Eduardo Gribel.

Os membros da família Gribel também possuem grandes conquistas individuais. Em 2004, Mariana, na época com 11 anos, subiu o monte Roraima e tornou-se a brasileira mais jovem a chegar ao cume. André e Renato conquistaram os 7 Cumes do Brasil aos 17 anos. Eduardo e Adriana já contabilizam mais de 37 cumes concluídos

There is one comment

  1. Hélcio Amorim Pereira

    Estarei na região , existe data marcada para a ascensão , permisso em Mendoza e etc . Vou para a Bolívia em 25.11 e teria imenso prazer de participar desta expedição caso haja uma vaga . Desde já obrigado e boa sorte …….

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.