Mãe e filha se preparam para escalar juntas o Monte Aconcágua no final do ano

Reconhecidos como a primeira família de montanhistas do Brasil, a Família Gribel é formada por Eduardo, Adriana, André, Renato e Mariana. Com uma história consolidada no montanismo, a família se prepara para para mais uma conquista: em dezembro próximo, Adriana e Mariana, respectivamente mãe e filha, irão escalar o Monte Aconcágua (6.962 m).

Esta será a estreia de Mariana, filha mais nova em expedições de montanha e a segunda vez de Adriana. O objetivo é que todos os integrantes da família cheguem ao topo do Monte Aconcágua.

Foto: Cortesia Familia Gribel

Intitulada “Expedição Aconcágua 2.0”, esta escalada é a continuação da expedição realizada por quatro dos cinco membros da família em 2010.

Na época, apenas Adriana não conseguiu chegar ao cume, pois foi acometida pelo “mal da montanha” a apenas 800 metros para chegar ao topo. Para essa nova expedição Adriana afirma que está melhor preparada.

Família Gribel

Foto: Cortesia Familia Gribel

Formada por Eduardo, Adriana, André, Renato e Mariana, a Família Gribel é considerada a primeira família de montanhistas do Brasil e já contabilizam mais de 20 expedições por todo o mundo ao longo de 24 anos de história.

A primeira escalada foi realizada em 1994, quando Eduardo e Adriana exploraram o Vulcão Batur (1.717 m), localizado na Indonésia. A experiência foi tão marcante que na viagem seguinte, o casal levou os filhos para sítios arqueológicos no México.

Foto: Cortesia Familia Gribel

Um dos grandes desafios da família agora é concluir o “Projeto 7 Cumes do Mundo”, que consiste em subir as sete montanhas mais altas de cada continente. Os Gribel já concluíram três das sete Kilimanjaro (5.895 m) duas vezes, em 2007 e 2017 respectivamente, Monte Aconcágua no ano de 2010 e o Elbrus (5.642 m) em 2016. O Monte Everest (8.848 m) já está nos planos e deve ser escalado em 2020. “Seremos a primeira família de montanhistas a chegar ao cume”, prevê Eduardo Gribel.

Os membros da família Gribel também possuem grandes conquistas individuais. Em 2004, Mariana, na época com 11 anos, subiu o monte Roraima e tornou-se a brasileira mais jovem a chegar ao cume. André e Renato conquistaram os 7 Cumes do Brasil aos 17 anos. Eduardo e Adriana já contabilizam mais de 37 cumes concluídos

There is one comment

  1. Hélcio Amorim Pereira

    Estarei na região , existe data marcada para a ascensão , permisso em Mendoza e etc . Vou para a Bolívia em 25.11 e teria imenso prazer de participar desta expedição caso haja uma vaga . Desde já obrigado e boa sorte …….

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.