Aos 57 anos Lynn Hill comemora 25º aniversário da ascensão ao “The Nose” a escalando novamente

Lynn Hill, aos 57 anos de idade comemorou o aniversário da ascensão ao “The Nose”, escalando a via junto de Nina Caprez. Anteriormente a isso, os escaladores praticavam largamente o que hoje conhecemos como “escalada artificial”.

A via “The Nose”, era mítica e desde a sua conquista no ano de 1958 por Warren Harding, ninguém a considerava “escalável” em estilo livre. Os quase 1.000 metros de via pareciam gritar o que muitos acabaram acreditando: era impossível. Isso porque na sua conquista, Harding levou quase um ano de esforços e preparação, durante 45 dias de escalada, 900 metros de escalada com cordas fixas, 800 pitons e muita força de vontade, para chegar ao topo da via.

Não bastasse este detalhe, além de ironizar todos os homens que estavam boquiabertos com sua façanha, soltou um “It goes, boys” (“Saiu fácil, garotos”, em uma tradução livre).

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Lynn Hill (@_linacolina_) em

No início dos anos 1990, Lynn Hill se dedicava aos circuitos de campeonatos de escalada, quando disputava com Catherine Desteville o título de melhor escaladora do mundo. Era o início dos campeonatos de escalada, muito antes de existir IFSC, copas do mundo e campeonatos mundiais.

No mês passado, o mês de aniversário, a escaladora se juntou à suíça Nina Caprez para repetir a linha. Em suas redes sociais Hill afirmou que estava muito emocionada “por ter tempo e liberdade de escalar em Yosemite com Nina”.

Por outro lado Caprez afirmou que escalar “The Nose” era um dos projetos de sua vida. Visivelmente emocionada, Nina afirmou que “não pdoeria imaginar uma companheira melhor que Lynn Hill“.

Para ler a reportagem completa sobre a história escalada ao “The Nose” por Lynn Hill, acesse: https://blogdescalada.com/lynn-hillthe-nose/

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Nina Caprez (@ninacaprez) em

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.