Lojas e empresas outdoor fecham durante “Black Friday” para incentivar a prática de atividades na natureza

Até bem pouco tempo atrás datas como “Halloween” e “Black Friday” não existiam no calendario do comércio brasileiro.

Porém com a proliferação das escolas de inglês, que promoveram as festividades de dias das bruxas, o Halloween, o comércio viu na receptividade das pessoas uma oportunidade de criar mais uma data-chave para alavancar as vendas: A Black Friday.

Para quem não sabe exatamente o que é esta data que o comércio brasileiro incorporou a aproximadamente 5 anos aqui vai uma explicação básica:

Black Friday é um termo criado pelo comércio de varejo nos EUA para batizar uma ação de vendas de promoção com descontos nos preços originais.

O nome se justifica por acontecer na sexta-feira (Friday em inglês) logo após o feriado de Dia de Ação de Graças (feriado que acontece última quinta-feira de Novembro).

O dia também é conhecido por dar início à temporada de compras de natal.

Foto: http://www.stealingshare.com/

Foto: http://www.stealingshare.com/

Porém neste ano de 2016 a rede de lojas de equipamentos outdoor REI resolveu inovar, e anunciou que irá fechar suas portas após o Dia de Ação de Graças.

O Motivo? Para incentivar as pessoas não perderem o seu tempo fazendo compras, e sim aproveitando o feriado prolongado (quinta+sexta+sábado+domingo) para ir a algum lugar e praticar qualquer que fosse seu esporte outdoor de preferência.

O anúncio, que teve grande repercussão na mídia outdoor dos EUA, e chegou até mesmo ser noticiado no jornal The New York Times, foi feito no mês passado.

A rede de lojas REI (Recreational Equipment, Inc.)  é uma espécie de associação e cooperativa entre marcas de equipamentos, artigos esportivos e indumentária outdoor com aproximadamente 140 lojas em todos os EUA, tendo faturamento bruto anual de US$ 2,20 bilhões.

Com isso outras lojas adotaram estratégias parecidas e iniciaram um movimento para incentivar as pessoas a procurarem alternativas para a Black Friday que não efetivamente se acotovelar em uma fila de compras.

Foto: Daveynin | http://www.theatlantic.com/

Foto: Daveynin | http://www.theatlantic.com/

Nordstrom , que é uma loja de roupas de moda, também baseada em Seattle e com 310 filiais nos EUA e 38 no Canada, também tomou a iniciativa de não participar do Black Friday para dar mais tempo a seus funcionários para passar o tempo com suas famílias no feriado de Dia de Ação de Graças.

A marca de indumentária outdoor Patagonia optou por disponibilizar o seu “repaired gear“, loja itinerante para reparo de vestimentas da marca para diminuir o desperdício, e também irá seguir os mesmos procedimentos da REI de fechar na Black Friday.

Já as concorrentes Sierra Trading PostEMS , Campmor L.L. Bean, entretanto, já anunciaram que irão abrir as portas para o público na Black Friday.

Algumas outras lojas menores afirmaram que pensaram em fechar durante a sexta-feira, mas como dependem de faturamento, que neste dia é acima da média, ficam impossibilitados de adotar a mesma postura.

black-friday-2

Outdoor Research

A marca de equipamentos e indumentária Outdoor Research, que é baseada na cidade americana de Seattle, dispensou maioria de seus funcionários e estará promovendo uma campanha no Instagram para arrecadar dinheiro para uma ONG que promove a prática para pessoas com necessidades especiais.

A OR, como popularmente é chamada, irá doar US$ 1.000 para cada 100 compartilhamentos das hashtags #OutdoorResearch e #OptOutside.

A campanha será válida de sexta-feira até domingo.

Saiba mais sobre a iniciativa em: http://optoutside.rei.com/

black-friday-4

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.