Um dos locais de escalada mais frequentados do Ceará é fechado pelos proprietários – Área está em propriedade particular

Ricardo Damito na “Borboleta no rego” (8b)

O local de escalada que, segundo informações dos escaladores locais é o mais frequentado por praticantes de Fortaleza (capital do estado do Ceará) chamado de Redenção foi fechado às escaladas. Os setores “Vermelha” (granito), “Assombrado” (granito) e “Pedra da Moça” (calcário), totalizando aproximadamente 50 vias de escalada. Os setores ficam em diferentes lugares da cidade de Redenção-CE, localizado a 55 km de distância de Fortaleza-CE.

Segundo informações fornecidas por membros da Associação Cearense de Escalada Esportiva (ACEE), os setores de Redenção conhecidos como “Vermelha” e “Assombrado” foram fechados por escolha dos proprietários da propriedade privada os quais se encontram.

Já o “Pedra da Moça” fica no limite de uma companhia extratora de minério que decidiu proibir a prática da escalada. A companhia extratora alegou temor com sua responsabilidade jurídica de que caso de algum acidente a empresa seja responsabilizada.

Entretanto a ACEE designou o diretor de ética da entidade negociar com os proprietários uma maneira de que o impedimento seja suspendido e que a comunidade de escaladores possa usufruir das vias do local.

Como é um processo longo e sensível os diretores da ACEE preferiram não estabelecer uma data para que haja uma solução.

Impacto na comunidade

Segundo informa a Associação Cearense de escalada esportiva, a notícia foi recebida com espanto e tristeza pelos escaladores locais. Mas a entidade afirma que há uma grande motivação de todos para que sejam encontradas soluções para o fechamento.

Davi Everton na “evil chicken from hell” (9a)

Uma das consequências foi a abertura de dois novos setores de escalada no estado, além da revitalização de outras áreas que se encontravam “esquecidas” pelos praticantes. Como exemplo desta migração dos escaladores a outro lugar é citado pela entidade o projeto Teju 150 o qual é realizado com uma empresa fabricante de chapeletas para dobrar o número de vias em Tejuçuoca-CE.

A entidade espera ainda que lugres já conhecidos e consagrados como Quixada-CE, que possui mais de 200 vias de escalada esportiva, e Tejuçuoca-CE, que possui um dos maiores potenciais de escalada em rocha calcária do Nordeste, a comunidade de praticantes do estado respeitará o fechamento facilitando assim o processo de negociação.

There is one comment

  1. Ricardo Damito

    Patriarca informar o setor de redenção: pedra do assombrado, Pedra vermelha e pedra Pitombeira foi liberado o acesso à montanha em uma conversa amigável no último dia 11/03. Mediando o compromisso de aviso antecipado e cuidados com as cercas e trilhas de acesso. O proprietário que e incentivador dos esportes e boas condutas, justificou a proibição de acesso as montanhas por motivos de faltado comunicação entre os escaladores e proprietário e ação de caçadores e carvoeiros que invadiam a terras para degradar. Uma boa conversa e o compromisso de cuidar para usufruir um dos melhores picos de escalda do ceara.
    Att
    Ricardo Damito.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.