Livro da semana: “High Altitude Medicine and Physiology” – Vários autores

Ao contrário do que muitas pessoas querem fazer acreditar, escalar em alta montanha não é uma tarefa corriqueira. Para arriscar a ir a uma alta montanha, além dos conhecimentos técnicos e experiência, também é interessante saber conceitos básios sobre medicina em alta montanha.

Embora possa parecer que toda pessoa formada na área da saúde domine este tema, a realidade não é simples assim.

Uma das “bíblias” sobre medicina em alta montanha é a obra “High Altitude Medicine and Physiology” dos autores John B. West, Robert B. Schoene, Andrew M. Luks e James S. Milledge. Já pela quantidade de autores, os quais são especialistas em uma área específica, é possível concluir que é um conteúdo complexo e que demanda estudo, pesquisa acadêmica específica e sobretudo, experiência.

A obra está na quinta edição (publicada em 2012) e procura ser a mais compreensível e acessível possível para que montanhistas de todo o mundo sejam orientados. Cada um dos autores é reconhecido internacionalmente por sua atuação e pesquisa. John B. West é professor de medicina e fisiologia e Robert B. Schoene é professor de clínica de medicina na University of California. Já James S. Milledge é diretor médico do Northwick Park Hospital na Inglaterra. Andrew Luks é professor da divisão pulmonar e cuidados críticos da University of Washington.

O ponto mais importante de “High Altitude Medicine and Physiology“, como no próprio título já explicita, é a abordagem não somente da medicina, mas também da fisiologia que é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas. O livro é obrigatório para toda e qualquer pessoa que quer levar a sério a atividade de guia de montanha, além de ser material didático imprescindível em qualquer curso preparatório.

Ficha Técnica

  • Título: High Altitude Medicine and Physiology
  • Autor: John B. West, Robert B. Schoene, Andrew M. Luks e James S. Milledge
  • Edição: 5ª
  • Ano: 2012
  • Número de páginas: 584
  • Editora: CRC Press

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.