Livro da semana: “Viagem ao fim do mundo: Uma viagem de Kombi ao deserto de Ushuaia” – Virginio Cordeiro de Mello

Se fosse possível fazer um levantamento estatístico a respeito do gosto pessoal de leitores que apreciam literatura, preferencialmente com aventuras reais (não ficção), muito provavelmente as que narram histórias reais ganharia disparado em popularidade. Dentre todas as qualidades apreciadas pelo público, a que mais atrai é a veracidade e passionalidade que é descrita nas palavras da obra. Ali, pelo menos em teoria, estão histórias reais e reflexões dentro a realidade de leitor e autor.

Há, em teoria, uma distância muito pequena entre realidade e ficção. Geralmente há também pouquíssimas liberdades artísticas, um artifício usado frequentemente para tornar algumas histórias mais atraentes ao público. Quanto menos desta liberdade for salpicada nas palavras contidas em um livro que tem relatos de viagem, mais fácil para o público enamorar-se do enredo e personagens.

viagem-ao-fim-do-mundo-1

Viajar de carro e poder cruzar vários países é uma realidade que poucos brasileiros podem dizer que já fizeram. A limitação nem é por conta de possuir condição financeira para a aventura, e sim pelo tamanho continental que o Brasil possui.

Porém o brasileiro Virginio Cordeiro de Mello resolveu viver uma aventura bem diferente: viajar em uma Kombi desde a porta de sua casa até a Tierra del Fuego, na Argentina. A viagem, de aproximadamente 5.700 km (somente a ida), sairia desde Petrópolis, cidade do estado do Rio de Janeiro, até Ushuaia, cidade que ostenta o título de “fim do mundo”.

A viagem realizada com sua Kombi, que ele mesmo a transformou em um motor-home, Virginio juntou suas memórias que resultou em seu livro “Viagem ao Fim do Mundo”. Na obra há ainda mapas, caderno de fotos e várias dicas técnicas para quem quiser realizar a mesma viagem.

Adotando um estilo mais despojado, mas que conserva o espírito de descobrimento de um mundo o qual ele mesmo desconhecia, o autor diverte com suas anedotas de viagens mas também emociona com suas reflexões e conclusões a respeito dos personagens que encontra pelo caminho.

A viagem, que no total foi de 12.600 km, passou pelas cidades de Petrópolis, Paraty, Santos, Curitiba, Vacaria, Missões, Uruguaiana, Paso de los Libres, Buenos Aires, Carmem de Pataganes, Puerto Madryn, Comodoro Rivadavia, Porto Descado, San Julian, Calafate, Rio Gallegos e Ushuaia.

O autor procurou descrever todos os costumes locais dos vilarejos, fatos históricos de cada cidade e a receptividade dos locais com viajantes, levando o leitor muitas vezes a sentir-se viajando com o autor.

“Viagem ao Fim do Mundo” é uma entretenida opção para quem pensa em realizar viagens de motorhome pela América do Sul, além de também despertar a curiosidade a respeita de história e de como foi a colonização da parte sul do continente.

Ficha Técnica

  • Título: Viagem ao Fim do Mundo: Uma viagem de Kombi ao deserto de Ushuaia
  • Autores: Virginio Cordeiro de Mello
  • Edição:
  • Ano: 2002
  • Número de páginas: 290
  • Editora: Gryphus

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.