Livro da Semana: “Training for Climging” – Eric j Hörst

Todo começo de ano as pessoas tendem a assumir compromissos, metas e objetivos para serem realizados durante todo o ano. Na escalada, seguramente, grande parte de seus praticantes encaram os próximos 365 dias que entrefarão no dia a dia para melhorar algo em seu treinamento. Alguns querem subir o grau, outros querem escalar “melhor” (não necessariamente focando na quantidade), mas todos convergem em um ponto específico: A necessidade de treinar.

Foto: http://www.trainingforclimbing.com/

Para obter algum resultado no esporte, qualquer que seja ele, é necessário estar treinando e aprimorando técnicas e táticas. Sair da zona de conforto frequentemente é também uma boa prática. Aquele que se intitula atleta como, por exemplo, de escalada mas dedica pouco tempo aos treinamento está condenado a acabar desinteressando pelo esporte. Por isso não é em qualquer lugar que se treina, nem com qualquer treinador que o implementa. Somente porque alguém possui feitos como atleta, não necessariamente o deixa qualificado para implementar treinamentos de qualquer modalidade. Além de conhecimento do esporte é necessário aprofundamento técnico científico.

Por mais que muitas pessoas torçam o nariz (acreditando no romantismo dos treinamentos no estilo Rocky IV), treinamento efetivo é uma ciência e, obviamente, se aplicada corretamente traz resultados surpreendentes. Para um escalador(a), por exemplo, a diferença da abordagem de treinamentos pode ser observada em competições nas quais algumas pessoas realizam certo tipo de movimento que exige força, e outros não. Esta discrepância, que faz alguns passearem em vias que outros não conseguem tirar o pé do chão, é criada pela qualidade, eficácia e eficiência de treinamento.

O livro “Training for Climbing” é considerada o mais completo livro sobre treinamentos de escalada e seu auto Eric Hörst já pode considera-lo um best seller: 150.000 cópias vendidas. A obra chega à sua 3º edição, toda revisada e contendo mais de 100 exercícios diferentes para serem implementados por treinadores e atletas.

Tópicos como técnica de escalada, treinamento mental, motivação, prevenção de lesões e reabilitação são abordadas com detalhes para um melhor aproveitamento do conteúdo. O livro, evidentemente, não é a única obra sobre o assunto e por isso o autor dedicou-se bastante para dar ao conteúdo relevância e continuar sendo um diferencial dos demais. Para isso os 13 capítulos de “Training for Climbing” mesmo tendo aprofundamento científico, fala a linguagem dos escaladores.

Eric Hörst também é autor de vários outros livros com a mesma temática e realiza consultoria de mentoring para quem estiver interessado em seus conhecimentos.

Ficha Técnica

  • Título: Training for Climbing
  • Autor: Eric Horst
  • Edição:
  • Ano: 2016
  • Número de páginas: 352
  • Editora: Falcon Guides

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.